Câmara reinicia sessões plenárias

por Assessoria Comunicação publicado 02/08/2010 18h50, última modificação 30/06/2021 09h48
A Câmara de Curitiba reiniciou, nesta segunda-feira (2), o período de sessões plenárias do segundo semestre com a presença do prefeito Luciano Ducci, secretários e administradores municipais. Aberta pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), a sessão serviu para que o chefe do Executivo prestasse contas das ações dos mais de 120 dias à frente da administração municipal.
Com um saldo positivo de quatro obras diárias em andamento  na malha viária  e em setores essenciais, como educação, saúde e moradia, Ducci confirmou   aos vereadores que as “metas registradas em cartório têm sido cumpridas”, correspondendo ao ótimo índice de  avaliação nacional, conforme pesquisa divulgada recentemente. Nesse contexto, Curitiba é seguida por Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Para o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), que fez a saudação, “este índice vem garantindo, além da satisfação popular, também o bom relacionamento com os governos estadual e federal.”  O vereador destacou o investimento de mais de “R$ 3 milhões em saneamento básico e de R$ 1 milhão em iluminação, que, por serem obras subterrâneas, ficam  desconhecidas da população”. A Mesa Executiva da Casa também ressaltou “a parceria de ações entre os dois poderes, garantindo continuidade de gestão.”
A reabertura dos trabalhos do Legislativo aconteceu no novo plenário, no Anexo II, onde as instalações foram adaptadas para receber as atividades plenárias, enquanto ocorre a reforma do prédio  do Palácio Rio Branco, sede histórica do parlamento curitibano. As obras de restauro da edificação, de 115 anos, devem começar em breve.
Emendas
A execução de 67% das emendas apresentadas pelos vereadores ao Orçamento 2010 foi um dos principais destaques do detalhamento feito pelo prefeito. Ducci adiantou que, além das obras viárias,  estão previstas, para os próximos dias,  inaugurações de três escolas, 11 creches e  três unidades de saúde (todas com raio X digital).  Nesta terça-feira (3), o chefe do Executivo entrega mais 120 moradias para concluir as 640 unidades em diversos pontos da capital. Ducci  confirmou o início dos projetos que visam a Copa das Confederações, em 2013,  e o Mundial de 2014. E,  ainda comentou sobre o projeto de mais uma Regional para o bairro Tatuquara, onde surgirá um complexo  incluindo posto de saúde e terminal de ônibus. Falou também sobre a revitalização das ruas onde circulam linhas de ônibus.
Concluindo, o prefeito afirmou que deseja contar com o “apoio  dos parlamentares para bem administrar a cidade. Um novo crédito adicional,  enviado à Casa neste início de agosto, deverá cobrir as despesas de recuperação das ruas onde circulam ônibus”, arrematou Ducci.