Câmara reconhece trabalho dos organizadores da Smart City Curitiba
De 28 de fevereiro a 1º de março o evento Smart City Expo Curitiba movimentou a cidade, com mais de 8 mil pessoas participando da atividade organizada pela empresa paranaense iCities. Nesta quarta-feira (14), os vereadores Pier Petruzziello (PTB) e Professor Euler (PSD) entregaram votos de louvor e congratulações à firma e aos sócios do iCities. "Vocês trouxeram um evento mundial para a cidade de Curitiba", elogiou Petruzziello. "São pessoas à frente do seu tempo", completou Euler.
Chancelado por um consórcio espanhol, do qual participam a Câmara de Comércio de Barcelona e o governo da Catalunha, foi a primeira vez que se realizou o evento Smart City Expo no Brasil. A atividade combinou um congresso mundial sobre "cidades inteligentes" – as "smart cities", em inglês – com uma feira, na qual 22 empresas brasileiras e estrangeiras apresentaram seus projetos para o futuro das cidades no mundo. Enquanto isso, nos dias do evento, 54 palestrantes discutiram com os participantes tecnologias disruptivas, governança, inovação digital e cidades sustentáveis.
"Eu, como vereador e curitibano, tenho um orgulho profundo do que vocês fizeram", elogiou Petruzziello. "Não deve ter sido fácil [organizar um evento deste porte], mas vocês colocaram a cidade no patamar das inovações mundiais", completou. O vereador entregou pessoalmente votos de louvor e congratulações a Roberto Marcelino (077.00061.2018), André Telles (077.00062.2018), Caio Castro (077.00063.2018) e Eduardo Marques (077.00064.2018).
A empresa dos quatro homenageados, a iCities, também foi homenageada pela Câmara de Curitiba, recebendo também um voto de louvor e congratulações do Legislativo (077.00068.2018). O autor da proposição, Professor Euler, destacou que se sabe "como é difícil manter uma empresa no Brasil", quanto mais "manter uma pessoa jurídica que se dedica à inovação integralmente". "O evento colocou a capital paranaense em contato com as soluções mais atuais do ponto de vista de inovações urbanas e mostrou para o resto do mundo o que tem sido feito e desenvolvido em Curitiba", completou o parlamentar.
Entre os palestrantes que compuseram a programação da Smart City Expo Curitiba 2018 – com 2 mesas de debate, 13 conferências, 60 talks, 3 sessões plenárias e 8 sessões paralelas – estiveram presentes o arquiteto e engenheiro Carlo Ratti, que dirige o Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), indicado pela revista de tecnologia Wired como uma das 50 pessoas que vão mudar o mundo, e o arquiteto Jorge Perez Jaramillo, responsável pela evolução urbana de Medellín até 2015. "Foi um sucesso total [o evento]", elogiou também Felipe Braga Côrtes (PSD), que já tinha elogiado a atividade em plenário nesta semana (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba