Câmara receberá obra de arte do governo do Peru

por Assessoria Comunicação publicado 29/07/2008 18h30, última modificação 22/06/2021 06h46
A Câmara Municipal de Curitiba receberá uma obra de arte como homenagem do governo do Peru. A informação é do cônsul do país no Paraná e Santa Catarina, Luiz Henrique Sossella Costa Lima, que esteve em visita à Casa na tarde desta terça-feira (29), acompanhado do presidente do Conselho Consultivo, Francisco Sagasti Miller. A obra, conforme Miller, representa um dos mais importantes símbolos do Peru, conhecido como “el turi”. Era a ferramenta utilizada pelos incas para perfuração e extração de tumores no crânio. O procedimento cirúrgico, denominado trepanação, já evidenciava o avanço daquela civilização.
Segundo o cônsul, a homenagem, ainda sem data definida, foi proposta pelo consulado ao governo peruano há dois anos e agora deferida, como reconhecimento do “relacionamento diplomático e reciprocidade com o Legislativo curitibano.” Sossela também destacou os 187 anos de independência do Peru, comemorados nesta segunda-feira (28), com missa prestigiada por diversas autoridades, e os investimentos crescentes do empresariado paranaense naquele país, o que considera um dos principais objetivos de sua gestão.
Hoje, estão cadastrados legalmente no Paraná e Santa Catarina cerca de 700 peruanos. Em todo o País, este número seria, de acordo com o presidente do Conselho Consultivo, seis a sete vezes maior. O Peru, informou Miller, tem a maior reserva de fosfato do mundo e aproximadamente 30 milhões de habitantes, sendo quase um terço (9,5 mi) somente na capital, Lima.