Câmara recebe visitantes do município cearense de Acarape

por Assessoria Comunicação publicado 19/04/2013 15h55, última modificação 15/09/2021 09h23
Na manhã desta sexta-feira (19) a Câmara Municipal recebeu a visita de representantes da cidade de Acarape (Ceará), que vieram a Curitiba em busca de referências sobre modelos de gestão pública que viabilizem, com transparência e celeridade, as ações governamentais. Pedro Henrique Alcino, secretário de Planejamento e Aurízio Freitas, consultor em gestão pública, foram recepcionados pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Salamuni (PV).   

“A instalação de um campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município de Acarape, ampliou as possibilidades de gestão, daí nosso interesse em conhecer as metodologias e procedimentos adotados por Curitiba, uma cidade notória por suas ações planejadas”, explicou Pedro Henrique Alcino, acrescentando que, “estivemos em visita ao Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), coletando experiências e procurando entender os mecanismos gestores que orientam as políticas públicas de Curitiba, pois pretendemos implantar um órgão nos mesmos moldes em Acarape”, destacou o secretário.

Segundo Aurízio Freitas, a população atual de Acarape é de 16 mil habitantes e a perspectiva é de que esse número aumente, inclusive, com a presença maciça de estrangeiros que se expressam em português, devido à instalação da Unilab. “Acarape foi a primeira cidade brasileira a libertar os escravos e, agora, conta com um atrativo internacional que é a Unilab. Temos certeza de que a cidade vai começar a despertar mais interesse em brasileiros e estrangeiros. Isso significa que surgirão novas demandas e queremos estar preparados para esta nova realidade”, afirmou o servidor cearense.

Paulo Salamuni congratulou os visitantes pelo interesse em renovar a administração do município de Acarape e reiterou a importância da troca de informações e experiências. “Embora Curitiba já tenha consolidado uma postura de buscar soluções planejadas, sempre é bom conhecer experiências adotadas em outros municípios, mesmo que eles possuam características diferentes de nossa cidade. Melhor ainda se pudermos contribuir com ideias e modelos de gestão funcionais”, afirmou o presidente da Câmara.