Câmara recebe visita de secretário municipal de Trânsito

por Assessoria Comunicação publicado 25/01/2013 15h15, última modificação 10/09/2021 10h04

A Câmara Municipal de Curitiba recebeu, nesta sexta-feira (25),  a visita do secretário municipal de Trânsito, Joel Krüger. Engenheiro civil formado pela UFPR, Krüger é o atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Além disso, o novo responsável pela Setran coordena o curso de Engenharia Civil da PUC-PR. Como funcionário da Urbs entre os anos de 1985 e 1997, administrou, durante um período, o Departamento de Infraestrutura de Tráfego, como era então conhecido o órgão.
Recentemente nomeado pelo prefeito Gustavo Fruet para gerir a dinâmica do trânsito em Curitiba, Krüger não desconhece as proporções e dificuldades do desafio. No seu entendimento, um problema que se coloca de forma incontornável é o insuficiente número de agentes municipais de trânsito. “Atualmente, contamos com 360 agentes, sendo que metade se dedica ao controle do EstaR e a outra metade à fiscalização do trânsito propriamente dita. Para uma cidade como Curitiba, tal número se mostra baixo, portanto seria vital a criação do cargo de agente municipal de trânsito e a consequente realização de concurso público para o preenchimento das vagas”, afirmou o secretário.
O presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV), destacou que o contexto do trânsito em Curitiba exige avaliações e estudos criteriosos. “Impensável gerenciar o fluxo de veículos e pessoas em Curitiba sem estar embasado em informações que só podem ser produzidas por meio de estudos técnicos aprofundados. A solução de um problema pontual em um determinado cruzamento pode gerar transtornos em outros, daí a necessidade de se pesar com cautela todas as medidas antes de efetivá-las”, afirmou.
O vereador Bruno Pessuti (PSC) estava presente à reunião e questionou em que medida a determinação da tarifa dos ônibus coletivos pode influenciar o trânsito na cidade. Joel Krüger esclareceu que esta circunstância é da competência da Urbs. “Uma mudança no preço da tarifa pode influenciar no aumento ou na diminuição do número de usuários do transporte coletivo, o que acarretaria consequências para o fluxo de trânsito, mas o envolvimento da Setran com tal problemática é periférico”, informou o secretário.
Curitiba será palco nos próximos anos de eventos de grande porte e Krüger entende ser indispensável que estudos preliminares determinem as condições mais apropriadas para que o trânsito não se torne um problema. “Eventos como a Fan Fest, que ocorrerá de forma simultânea aos jogos da Copa do Mundo, e a Jornada Mundial da Juventude, de caráter religioso, são exemplos das circunstâncias nas quais o planejamento logístico se faz imprescindível”.
Joel Krüger acrescentou um dado positivo sobre o controle de tráfego urbano em Curitiba. Trata-se do Centro de Controle Operacional, localizado na sede da Setran, na Rodoferroviária. Estima-se que até a metade do ano o sistema já esteja operando câmeras espalhadas por todas as regiões de Curitiba. Conforme o secretário, a iniciativa faz parte das atividades respaldadas pelo PAC da Copa. “As câmeras proporcionam imagens que ajudam a localizar os pontos críticos do trânsito e, consequentemente, são indispensáveis para a criação de soluções alternativas”, informou Krüger. Ele convidou Paulo Salamuni e os demais vereadores para a realização de uma visita ao Centro de Controle Operacional. O presidente da Casa agradeceu o convite e sugeriu o retorno do secretário à Câmara, tão logo recomecem as atividades plenárias, em fevereiro. “Convém que todos os vereadores conheçam as diretrizes que orientam as atividades dos secretários recentemente nomeados, portanto a Casa estará sempre aberta para que esses agente públicos possam esclarecer seus métodos e projetos. Fica aberto o convite”.