Câmara recebe visita de embaixador da Líbia

por Assessoria Comunicação publicado 25/10/2007 17h35, última modificação 18/06/2021 06h59
O embaixador da Líbia, Salem Abdullah Al Zubaidi, e o ministro conselheiro da embaixada, Elnaass Khalifa Ali Hassan, estiveram, nesta quarta-feira (24), em visita à Câmara Municipal de Curitiba. Foram recebidos pelo presidente, João Cláudio Derosso (PSDB), e o vereador Jorge Bernardi (PDT), que formulou o convite, participando, ainda, de parte da sessão plenária.
Zubaidi e Hassan, que estavam acompanhados de Hanna Fares, diretor-geral da Gazeta Árabe Brasileira, vieram ao Paraná para encontro com autoridades, além de eventos, como a abertura de mostra de arte e cultura da Líbia, na Biblioteca Pública, e homenagem (prevista em projeto de Bernardi para a denominação de uma praça em Curitiba) a Omar Al Mukhtar, herói líbio que se tornou líder dos combatentes da resistência ao exército italiano em seu país.
Eleições
Indagado pelo embaixador, Derosso detalhou o sistema eleitoral brasileiro. Informou sobre o modelo misto das eleições, majoritárias e proporcionais, adotado a partir da Constituição de 1988, e as funções dos eleitos pela população como seus representantes. No caso dos vereadores, as de legislar e fiscalizar o Executivo.
Na Líbia, segundo Zubaidi, não existe parlamento, mas um Congresso Geral do Povo, que elege o chefe de estado e seu gabinete, o Comitê Geral do Povo. O país é dividido em 25 municipalidades, subdivididas em zonas. O chefe de estado desde 1970 é o coronel Muammar Kadhafi, que liderou golpe em 1969, depondo o rei Idris I e implantando uma república muçulmana militarizada e de organização socialista.
No plenário, o embaixador e o ministro conselheiro foram homenageados pelos demais parlamentes com votos de louvor.