Câmara recebe relatório técnico de ponte e viaduto vistoriados

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2019 15h15, última modificação 12/11/2021 07h43
A Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na próxima segunda-feira (9), às 14h, os relatórios das inspeções técnicas realizadas na ponte de madeira do parque Tingui e no viaduto Colorado, no final de novembro, quando o colegiado inspecionou os locais acompanhado de profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Os dados, gerados a partir de fotografias e medições com equipamentos próprios, serão apresentados pelo professor Mauro Lacerda Santos Filho, coordenador do ITTI.

Ainda no dia da averiguação, o professor adiantou que o estado da ponte é de “regular para ruim”, e que lhe parecia mais uma [uma obra]  de carpintaria que de engenharia. Sobre o viaduto, o coordenador adiantou que a estrutura “aparentemente” não apresentava risco, mas demandava manutenção, pois “os aparelhos de apoio” aparentavam estar no final de sua vida útil. A reunião será realizada na Sala das Comissões, com entrada pelo Anexo I da CMC, e é aberta ao público. Além de conhecer o relatório, a Comissão Especial deve definir novos locais que serão visitados, sendo prioritário os equipamentos mais antigos e com fluxo intenso de veículos e pessoas.

Na última terça-feira (3), o grupo se reuniu com técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para discutir a duplicação do Viaduto do Orleans, localizado na regional de Santa Felicidade. Os vereadores tomaram conhecimento do andamento para início da obra, já garantida pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado (saiba mais).
 
Denúncias e sugestões
O site da Câmara Municipal de Curitiba disponibiliza um canal para o envio de denúncias e sugestões à Comissão Especial de Pontes e Viadutos. O banner está disponível na capa do site do Legislativo. Além das redes sociais, postando uma foto da ponte ou viaduto mais a hashtag #ponteseviadutoscuritiba, a população pode participar pelo e-mail comissao.ponteseviadutos@cmc.pr.gov.br.

A comissão
Formada por nove vereadores, com a duração inicial de 30 dias, a comissão pretende prevenir acidentes e tragédias, como os registrados em outras cidades brasileiras, geralmente por falta de manutenção. O colegiado irá vistoriar e avaliar a segurança das pontes e viadutos, estabelecer um catálogo oficial e apresentar à Prefeitura de Curitiba e demais órgãos competentes um relatório com o resultado das inspeções e demais atividades.

Presidida por Mauro Ignácio (PSB), a comissão tem Professor Silberto (MDB) na vice-presidência e Bruno Pessuti (PSD) na relatoria. Também participam, conforme a proporcionalidade dos partidos representados na Casa, os vereadores Cacá Pereira (DC), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Oscalino do Povo (Pode) e Serginho do Posto (PSDB).