Fundadora do motoclube Filhas do Vento é homenageada na CMC
Com a Expedição Filhas do Paraná, o motoclube de mulheres leva as bandeiras do Outubro Rosa e do Agosto Lilás. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba entregou, na sessão desta quarta-feira (6), o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à motociclista Telma Cristina Crummenauer, idealizadora da Confraria Filhas do Vento e da Liberdade, motoclube formado por mulheres. Durante as viagens, o grupo também realiza ações sociais, promovendo temas como a prevenção do câncer de mama e o combate à violência doméstica. "Participam desse grupo mulheres motociclistas ou adeptas do motociclismo”, explicou o autor da homenagem, o vereador Rodrigo Reis (União).
Uma das ações desenvolvidas pelo motoclube, relatou o vereador, é a organização de viagens e passeios dentro e fora do Brasil, para ir ao encontro de outras mulheres e famílias. A Expedição Filhas do Paraná leva “a bandeira do Outubro Rosa através de conversas com mulheres e organizações que apoiam a recuperação do câncer de mama”, observou Reis. Outra campanha é a do Agosto Lilás, referente ao combate à violência contra as mulheres, com a “arrecadação de material de higiene feminina, mensagens de esperança entregue em hospitais e palestras”.
Já com o projeto Asas na Comunidade, a Confraria Filhas do Vento e da Liberdade atende a famílias da comunidade de Carvoeiro, em Guaratuba, no Paraná. Além disso, desenvolve outras ações sociais, como o Varal Solidário, com doações de roupas. A homenageada recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos acompanhada do marido, Bennur Crummenauer (077.00743.2023).
Empresa que fomenta o hip-hop em Curitiba, Faraoh recebe homenagem
O fomento à cultura hip-hop também foi destaque nas homenagens desta semana. Na terça-feira (5), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à empresa Faraoh, por proporcionar um “impacto cultural e social positivo à comunidade negra, periférica e jovem curitibana” (077.00058.2024).
Prates explicou que, nascida em 2018, a Faraoh é uma empresa idealizada e gerida por jovens negros. Possui atuação em duas frentes: a Faraoh Records, voltada à produção, gravação e lançamento de novos artistas; e a Faraoh Zone, direcionada à capacitação e ao fomento da cultura local, com a realização de aulas, workshops, oficinas e eventos.
“A Faraoh ajuda inúmeros artistas a realizar os sonhos e a mantê-los vivos, gerando impacto através da arte. Graças a essa iniciativa, promove oportunidade e amplia a voz de uma comunidade tão acostumada a ser violentada pelo preconceito”, declarou Giorgia Prates. “Quando [vocês] fomentam a cultura negra, ajudam todos nós a superar barreiras por meio da valorização da ancestralidade, que faz o futuro. Vocês valem ouro e representam demais”, concluiu. A Faraoh foi representada por Luan dos Santos Farah, Greta Afrodite de Paiva, Jonathan Ferreira de Souza, Gabriel Kertzman Vianna e Isaac Mathias Fei.
Vereadores aprovam novos Votos de Congratulações e Aplausos
Durante esta semana, os vereadores aprovaram novos requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos. Na manhã de quarta, Alexandre Leprevost (Solidariedade) debateu seu requerimento de congratulações ao Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, pelos 59 anos de fundação (077.00137.2024). A instituição, explicou o vereador, “atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com múltiplas deficiências, de variados níveis de complexidade, abandonados ou que estavam submetidos a situações de risco”.
E também “pessoas que precisam de adaptação ou reabilitação após sequelas decorrentes de processo clínico, cirúrgico ou traumatológico”, prosseguiu. "Eles fazem um trabalho realmente admirável”, reforçou Indiara Barbosa (Novo). “Essa entidade atende uma parte da nossa população que precisa e faz um trabalho fundamental”, disse Osias Moraes (Republicanos). Já Noemia Rocha (MDB) pontuou que o Pequeno Cotolengo “faz um trabalho com excelência, e a gente vê a grandeza das comunidades religiosas fazendo um trabalho de ação social”.
Na mesma sessão plenária, Angelo Vanhoni (PT) defendeu homenagem de sua iniciativa à atriz Odelair Rodrigues, “uma das pioneiras na televisão paranaense, atuando também no rádio, teatro e cinema” (077.00134.2024). “Nós gostaríamos de ver [na praça Santos Andrade] um busto da mulher negra, artista, Odelair Rodrigues, para homenagear o teatro e as mulheres do estado do Paraná”, sugeriu.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba