Câmara recebe modelo curitibana Kelly Baron

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/05/2023 12h55, última modificação 11/05/2023 14h33
Durante a semana, a Câmara também homenageou a Miss Chile e destaques da música, do Carnaval, do empreendedorismo e do esporte.
Câmara recebe modelo curitibana Kelly Baron

O vereador Rodrigo Reis entregou homenagem para a modelo e empreendedora Kelly Baron, ex-miss Curitiba e Paraná. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na sessão plenária dessa quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou a entrega de votos de congratulações e aplausos à empreendedora, influenciadora digital e modelo Kelly Baron. O autor da proposta, Rodrigo Reis (União), justificou a homenagem por ela “ser uma referência em vida para os que a conhecem, por ser uma mulher inspiradora, motivadora e empreendedora” (077.00250.2023).

Kelly é natural de Curitiba, formada em Direito e mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica do Porto, em Portugal. Em 2006, foi Miss Curitiba e Miss Paraná, e ficou em terceiro lugar no Miss Brasil. Participou de vários concursos internacionais representando o Brasil. Foi finalista no Big Brother em Portugal, onde hoje atua como empresária no ramo de alimentação saudável e de mentoria para mulheres. A homenageada também é apresentadora de TV, modelo internacional e influenciadora digital.

“Você é uma filha ilustre de Curitiba. O curitibano é um povo trabalhador, um povo honesto, um povo dedicado, que faz o desenvolvimento deste Brasil”, enalteceu Reis. “É um orgulho para todo o povo curitibano ter aqui, neste momento, uma das modelos internacionais mais famosas aqui do Paraná, aqui do Brasil.”

Miss International Chile

Euler com miss e PauloNa terça-feira (9), Professor Euler (MDB) entregou homenagem de sua autoria para a Miss International Chile, Valerie Jonhson Garcia. O vereador explicou que ela passou a última semana em Curitiba para se preparar para o concurso Miss International, no Japão (077.00261.2023). “Ela contou com os trabalhos do Paulo Filho, que é uma referência não mais só no Brasil, mas agora [também] uma referência mundial na preparação de misses”, disse.

“O Paulo vem fazendo um trabalho que eu acompanho há bastante tempo, com diversas garotas aqui no Brasil", continuou. “Quero também dar as boas vindas a Khrystma Siberth, que é Miss Rondônia, e também está aqui na cidade junto com o Paulo. Então, estamos felizes também com a tua presença", completou Professor Euler.

Dupla Alvaro e Daniel

Durante a semana, a Câmara também concedeu o Prêmio Cultura e Divulgação à dupla sertaneja católica Alvaro e Daniel. O autor da proposição, Tito Zeglin (PDT), realizou a entrega na sessão da última quarta (027.00006.2019). 

“Este prêmio é uma forma de reconhecer tudo o que vocês fizeram, e fazem ainda em nome da música católica e paranaense, e demonstrar o orgulho que são para nossa Curitiba, para suas famílias”, declarou o vereador em plenário.

Alvaro Sampietro, natural de Paranaguá, começou a carreira cantando em festas e “logo ganhou os palcos da capital paranaense”, ressaltou Zeglin. Ainda segundo o vereador, Daniel Vicenti é licenciado em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e frequentou cursos no Conservatório da Música Popular Brasileira de Curitiba, mas toca viola desde os 13 anos de idade.

Formada há oito anos, a dupla já foi premiada três vezes, conforme Zeglin, como melhor grupo vocal católico. Eles contam com 63 mil seguidores nas redes sociais. "Eles viajam por todo o país e também com turnês no exterior, levando a palavra de Deus em suas canções", disse o vereador. Alvaro e Daniel também participaram de uma homenagem pelo Dia das Mães às vereadoras de Curitiba.

Escola de samba

Leprevost e escola de sambaA cultura também foi tema, na terça-feira (9), de homenagem em plenário por iniciativa de Alexandre Leprevost (Solidariedade), que concedeu votos de congratulações à Escola Enamorados do Samba. Com o enredo “O Grande Circo Místico”, inspirado no famoso musical de 1983, do Balé do Teatro Guaíra, a agremiação foi a terceira colocada no Carnaval curitibano de 2023 (077.00147.2023).

A homenagem foi entregue à presidente da escola, Marise Fernandes, e ao mestre-sala Matheus Fabrício Vieira. “É uma escola nova ainda, mas que vem abrilhantando os carnavais da nossa cidade”, ressaltou Leprevost. O Grêmio Cultural Ecológico Carnavalesco Enamorados do Samba foi criado em 2017, “mas a origem da escola começou há 30 anos, com os blocos de rua", explicou.

“Hoje, a Enamorados é a mais nova agremiação carnavalesca de Curitiba. No primeiro desfile, em 2018, a escola venceu o concurso do Grupo de Acesso e, no ano seguinte, já foi para o Grupo Especial, onde conquistou o terceiro lugar. Em 2020, levou o título de campeã do Carnaval da nossa cidade”, completou Leprevost.

Sidnei Toaldo Corrida PolíciaCorrida da Polícia Federal

Na mesma manhã (9), a Câmara Municipal de Curitiba reconheceu, durante a sessão plenária, o trabalho da Associação dos Servidores da Polícia Federal de Curitiba e da Leme Sports Eventos Esportivos. Eles receberam votos de congratulações pela realização da 1º Corrida da Polícia Federal, no dia 2 de abril (077.00232.2023 e 077.00233.2023).

Sidnei Toaldo (Patriota), autor da proposta, enfatizou a importância dos eventos esportivos. “O esporte traz tantos benefícios para a saúde. E, nesta corrida, vários projetos se fizeram presentes; o Projeto Pernas Solidárias, o Instituto Anjo Azul. Uma corrida que foi um sucesso sendo a primeira, então imagine agora as próximas que virão”, defendeu o vereador.

Empreendimento curitibano

Na mesma manhã, Tico Kuzma (PSD) realizou a entrega de honraria de sua iniciativa à empresa Auto Posto Chu II, no Capão Raso, "pelos 25 anos de existência sob a administração da família Schmidt” (077.00227.2023). O vereador contou, em plenário, que “o início das atividades no ramo de postos de combustíveis ocorreu em São Paulo, na década de 1970 e, muito por conta da violência e assaltos, veio a decisão da família de buscar novos ares. Assim, a família escolheu Curitiba como cidade para vir morar e empreender”. 

Kuzma e homenageadosO primeiro posto administrado pela família Schmidt, o Auto Posto Chu I, foi pioneiro na cidade de Curitiba no abastecimento com o gás natural veicular (GNV). Em 1998, nasceu o Auto Posto Chu II, com a compra de um posto de gasolina no Capão Raso.  

O parlamentar falou ainda da importância do empreendimento para a cidade de Curitiba, por gerar emprego e movimentar o mercado. “E também nosso agradecimento a todos os funcionários, colaboradores do posto, que atendem a todos de uma forma alegre, simpática e com muito profissionalismo", acrescentou. O diploma foi entregue para Cleide Rosa D'Amore Schmidt e o filho dela, Manfred Schmidt, que hoje administram o empreendimento.

Líderes comunitários

A Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos, ao longo da semana. Mauro Ignácio (União) debateu, na sessão de segunda-feira (8), homenagem de sua autoria à Associação de Moradores Saturno, em alusão ao Dia Nacional dos Líderes Comunitários, comemorado em 5 de maio (077.00263.2023).

“Por esse motivo, eu trago aqui, na pessoa do grande amigo Mauro Algacir Gonçalves da Costa e também da amiga Wanda Morais, a homenagem a todos os líderes comunitários da nossa cidade”. “É importante que essa Casa se lembre sempre dos nossos valorosos líderes comunitários, que muitas vezes são vereadores na sua comunidade, atuam como vereadores sem ter o mandato, mas com muita disposição, com muita garra e muita determinação, e são nosso elo junto ao bairro.”

Nori Seto (PP), Osias Moraes (Republicanos), Serginho do Posto (União) e Rodrigo Reis (União) parabenizaram o vereador pela indicação. “Sou testemunha do grande trabalho que desenvolvem há mais de 40 anos em prol da comunidade. Com certeza é uma indicação merecida, porque essa associação é uma das mais ativas da cidade”, declarou Seto. Para Moraes, “é importante nós reconhecermos as pessoas que trabalham na nossa cidade, que colocam as suas vidas à disposição das outras pessoas para estender a mão àquela pessoa que precisa”.

Serginho ressaltou que “nós temos líderes comunitários que, de fato, merecem o respeito daquela comunidade, merecem o respeito desta casa legislativa pelo o que fazem, de forma espontânea, de forma muito responsável”. Em meio ao debate, Reis falou da Ouvidoria da Câmara: “O vereador é o ouvidor da cidade, ele recebe de todos os líderes comunitários as reclamações de seu bairro, e, realmente, a gente tem que valorizar, porque são eles que atendem primeiramente as pessoas em cada região, e o vereador faz os requerimentos para todos eles".

Moraes, na sequência, explicou que o papel da Ouvidoria do Legislativo “é muito importante, e é independente”. "O ouvidor tem um papel fundamental nesta Casa, para nossa sociedade, e é muito importante que o nosso cidadão saiba disso", defendeu. Ele ainda salientou que o cidadão pode recorrer à Ouvidoria "se ele quiser reclamar de um assessor de um vereador, de um abuso, talvez, de um vereador contra a sociedade”. "A população tem acesso tanto à Ouvidoria quanto à Corregedoria para fazer qualquer tipo de denúncia, se for o caso. Importante reforçar isso para a população”, complementou Serginho.

Outros requerimentos

Ainda na segunda, Sidnei Toaldo defendeu a proposição de sua autoria para homenagear a Telepar por seus 60 anos de história (077.00262.2023). O vereador explicou que “a Telepar era uma referência, mas, com o mundo se privatizando, a Telepar entrou nesse caminho [da privatização], mas ficou a sua história”.

Outro requerimento para votos de congratulações e aplausos foi debatido pela Sargento Tânia Guerreiro (União), para homenagear a equipe técnica do Programa RIC Podcasts, por conta de programa alusivo ao Maio Laranja (077.00267.2023). “Gravamos oito episódios chamados ‘Túmulos Invisíveis’, que traziam a realidade das pessoas que foram vítimas de pedofilia ou pai e mãe de quem foi vítima de pedofilia", contou.

Mauro Ignácio também defendeu homenagem de sua iniciativa ao Jornal Tribuna do Boqueirão, pelos 25 anos de fundação e de trabalho para a comunidade. O vereador falou da dificuldade de se criar e manter um jornal de bairro.“E a Emília Schwartz, que é a diretora do Jornal Tribuna do Boqueirão, vem mantendo isso com muita garra, com muita determinação, com muita simpatia” (077.00268.2023).  

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato