Câmara recebe gestores financeiros italianos

por Assessoria Comunicação publicado 05/05/2011 18h55, última modificação 09/08/2021 14h08
Proposta de parcerias aos gestores públicos brasileiros para que obras visando o aprimoramento da infraestrutura possam ser viabilizadas, levando em conta questões de interesse social e ambiental, foi apresentada por Mario Ciaccia, CEO do BIIS – Banca Infrastrutture Innovazzione e Svillupo (Banco de Infraestrutura, Inovação e Desenvolvimento), da Itália, em visita à Câmara Municipal de Curitiba, na tarde desta quinta-feira (5).
Ciaccia foi recebido pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), e os vereadores Renata Bueno (PPS), que propôs a visita, e Juliano Borghetti (PP). Com o executivo estavam Marcello Mentini, presidente da Divisão Internacional do BIIS; Roberto Colliva, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, e os professores de Direito Rodolfo Carlos Barra, ex-ministro da Justiça da Argentina, Rodrigo Pironti Castro e Daniel Ferreira, os dois últimos integrantes do corpo docente da UniCuritiba. Nesta universidade, estão sendo realizados simultaneamente o III Fórum Latinoamericano de Gestão Pública e o II Congresso Ítalo-Latino Americano de Direito Administrativo, numa parceria com a divisão paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os gestores do BIIS e os professores estão participando do evento.
Ciaccia expôs a Derosso as atividades e a visão do banco, que integra o grupo Intesa San Paolo. “Percebemos que a legislação brasileira permite que auxiliemos em obras de desenvolvimento sustentável e infraestrutura com base nas leis que versam sobre a realização das PPPs, as parcerias público-privadas”, afirmou o executivo italiano, observando que a Copa do Mundo pode ser uma boa oportunidade para a realização de financiamentos e que o banco está interessado em investir no Brasil.
Rodrigo Pironti Castro destacou a mentalidade dos investidores europeus, que sempre procuram estar atentos às questões ambientais, estruturais e sociais, salientando aspectos da metodologia utilizada pelo BIIS para a realização de parcerias com os governos.
Os gestores italianos e os professores ainda pretendem visitar secretários estaduais, o prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa.