Câmara recebe comandante do Exército e reitor do IFPR

por Assessoria Comunicação publicado 03/09/2019 13h15, última modificação 10/11/2021 09h37

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, durante a sessão plenária desta terça-feira (3), o novo comandante da 5ª Divisão de Exército (5ªDE), general Carlos José Russo Assumpção Penteado, e o recém-eleito reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta. Ambos foram saudados pelo presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM), e utilizaram a tribuna para se apresentarem aos vereadores.

“Estamos trazendo ao Paraná, fruto da experiência no Mato Grosso do Sul, o sistema de monitoramento de fronteira, onde por lei, nos 150 km na faixa de domínio de fronteira, nós temos poder de polícia”, revelou o general Penteado, que assumiu há 10 dias a 5ªDE, unidade militar responsável pelas ações constitucionais do Exército no Paraná e em Santa Catarina. “Sob minha responsabilidade, tenho 15 mil militares trabalhando, seja nas atividades normais da nossa preparação para a defesa da pátria, seja nas preparações da área de fronteira”, apontou.

Natural de São Paulo, capital, ele classificou como “enorme satisfação, depois de 38 anos de Exército, voltar a Curitiba, onde estudei no Colégio Militar. Minha família é do interior do Paraná, de Santo Antônio da Platina, então me considero paranaense e também curitibano”. O general Penteado ainda destacou as ações do Exército no território nacional: “todos estão acompanhando o trabalho das Forças Armadas, em particular do Exército, contra as queimadas na região amazônica. Temos várias outras ações”.

Penteado encerrou o discurso dizendo que os vereadores de Curitiba “poderão contar” com ele e disse que “o mais importante é agradecer à cidade de Curitiba e a todas as cidades que recebem as unidades militares e emprestam seus filhos ao Exército Brasileiro para o seu serviço”. O comandante esteve acompanhado pelo diretor de relações institucionais e parlamentares da 5ªDE, coronel Ronaldo Pacheco, e foi apresentado em plenário pelo segundo-secretário da CMC, Professor Euler (PSD), que cursou a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Após o pronunciamento, Sabino Picolo agradeceu a visita e disse que em conversa no gabinete da presidência, o general Penteado “nos falou que gostaria de fazer uma parceria muito grande na cidade de Curitiba, principalmente nas comunidades mais carentes. Se alguém tiver alguma ideia, o Exército Brasileiro está à disposição”.

O general Carlos José Russo Assumpção Penteado nasceu em São Paulo, capital, em 1964 e ingressou no Exército em 1982, nas Agulhas Negras. Três anos depois, foi declarado Aspirante-a-oficial da Arma de Cavalaria. Instrutor da Aman e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (RJ), foi Observador Militar da Força de Operações de Paz das Nações Unidas na ex-Iugoslávia (1995); Observador Militar da Missão das Nações Unidas de Força de Paz em Chipre (1996); Comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Ponta Porã – MS); Adido Naval e do Exército junto à Embaixada do Brasil no Equador (2012 – 2014); Comandante da 1a Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago-RS); e Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Sul (Porto Alegre-RS).

Possui graduação em Ciências Militares (1985) e Ciências Econômicas (1997); MBA em Gestão Internacional (2003); mestrado em Operações Militares (1993), História Comparada (2004) e História Militar (2006 nos EUA); doutorado em Ciências Militares (2000); além de cursos de Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados (2004) e de Comando e Estado Maior (2006). É casado e tem uma filha.

Instituto Federal do Paraná
“É uma honra muito grande estar aqui, apresentando pouco desta instituição da qual faço parte. Fui eleito agora, no dia 21 de agosto [com 36,44% dos votos], para os próximos 4 anos”, declarou o professor e engenheiro agrônomo, que desde 2016 ocupava o cargo de reitor pro tempore da instituição. “Quero destacar a importância do Parlamento municipal quando a gente vai tratar de qualquer assunto referente aos nossos campi. Agradeço o espaço e nos colocamos à disposição.”

“É uma instituição com uma identidade diferente”, apontou Zanatta. O reitor destacou que o IFPR é a mais nova das cinco instituições federais do estado, que também possui as universidades Federal do Paraná, Tecnológica Federal do Paraná, a Federal da Fronteira Sul e a Federal da Integração Latino-Americana. “Mas, apesar de sua pouca idade, já estamos em 26 municípios”, disse. Possui cursos técnicos, de graduação e de especialização, inclusive de mestrado, além de projetos de pesquisa. “Faz parte de uma rede federal, distribuída em 61 unidades pelo Brasil, com uma capilaridade imensa”, completou.