Câmara recebe comandante do Exército e reitor do IFPR
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, durante a sessão plenária desta terça-feira (3), o novo comandante da 5ª Divisão de Exército (5ªDE), general Carlos José Russo Assumpção Penteado, e o recém-eleito reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta. Ambos foram saudados pelo presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM), e utilizaram a tribuna para se apresentarem aos vereadores.
“Estamos trazendo ao Paraná, fruto da experiência no Mato Grosso do Sul, o sistema de monitoramento de fronteira, onde por lei, nos 150 km na faixa de domínio de fronteira, nós temos poder de polícia”, revelou o general Penteado, que assumiu há 10 dias a 5ªDE, unidade militar responsável pelas ações constitucionais do Exército no Paraná e em Santa Catarina. “Sob minha responsabilidade, tenho 15 mil militares trabalhando, seja nas atividades normais da nossa preparação para a defesa da pátria, seja nas preparações da área de fronteira”, apontou.
Natural de São Paulo, capital, ele classificou como “enorme satisfação, depois de 38 anos de Exército, voltar a Curitiba, onde estudei no Colégio Militar. Minha família é do interior do Paraná, de Santo Antônio da Platina, então me considero paranaense e também curitibano”. O general Penteado ainda destacou as ações do Exército no território nacional: “todos estão acompanhando o trabalho das Forças Armadas, em particular do Exército, contra as queimadas na região amazônica. Temos várias outras ações”.
Penteado encerrou o discurso dizendo que os vereadores de Curitiba “poderão contar” com ele e disse que “o mais importante é agradecer à cidade de Curitiba e a todas as cidades que recebem as unidades militares e emprestam seus filhos ao Exército Brasileiro para o seu serviço”. O comandante esteve acompanhado pelo diretor de relações institucionais e parlamentares da 5ªDE, coronel Ronaldo Pacheco, e foi apresentado em plenário pelo segundo-secretário da CMC, Professor Euler (PSD), que cursou a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
Após o pronunciamento, Sabino Picolo agradeceu a visita e disse que em conversa no gabinete da presidência, o general Penteado “nos falou que gostaria de fazer uma parceria muito grande na cidade de Curitiba, principalmente nas comunidades mais carentes. Se alguém tiver alguma ideia, o Exército Brasileiro está à disposição”.
O general Carlos José Russo Assumpção Penteado nasceu em São Paulo, capital, em 1964 e ingressou no Exército em 1982, nas Agulhas Negras. Três anos depois, foi declarado Aspirante-a-oficial da Arma de Cavalaria. Instrutor da Aman e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (RJ), foi Observador Militar da Força de Operações de Paz das Nações Unidas na ex-Iugoslávia (1995); Observador Militar da Missão das Nações Unidas de Força de Paz em Chipre (1996); Comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Ponta Porã – MS); Adido Naval e do Exército junto à Embaixada do Brasil no Equador (2012 – 2014); Comandante da 1a Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago-RS); e Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Sul (Porto Alegre-RS).
Possui graduação em Ciências Militares (1985) e Ciências Econômicas (1997); MBA em Gestão Internacional (2003); mestrado em Operações Militares (1993), História Comparada (2004) e História Militar (2006 nos EUA); doutorado em Ciências Militares (2000); além de cursos de Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados (2004) e de Comando e Estado Maior (2006). É casado e tem uma filha.
Instituto Federal do Paraná
“É uma honra muito grande estar aqui, apresentando pouco desta instituição da qual faço parte. Fui eleito agora, no dia 21 de agosto [com 36,44% dos votos], para os próximos 4 anos”, declarou o professor e engenheiro agrônomo, que desde 2016 ocupava o cargo de reitor pro tempore da instituição. “Quero destacar a importância do Parlamento municipal quando a gente vai tratar de qualquer assunto referente aos nossos campi. Agradeço o espaço e nos colocamos à disposição.”
“É uma instituição com uma identidade diferente”, apontou Zanatta. O reitor destacou que o IFPR é a mais nova das cinco instituições federais do estado, que também possui as universidades Federal do Paraná, Tecnológica Federal do Paraná, a Federal da Fronteira Sul e a Federal da Integração Latino-Americana. “Mas, apesar de sua pouca idade, já estamos em 26 municípios”, disse. Possui cursos técnicos, de graduação e de especialização, inclusive de mestrado, além de projetos de pesquisa. “Faz parte de uma rede federal, distribuída em 61 unidades pelo Brasil, com uma capilaridade imensa”, completou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba