Câmara recebe arcebispo da igreja ortodoxa no Brasil

por Assessoria Comunicação publicado 05/02/2007 17h45, última modificação 15/06/2021 08h28
Após a Páscoa, será consagrado o primeiro padre curitibano da Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge, no bairro Mercês. A informação é de Dom Damaskinos Mansour, arcebispo da Igreja Ortodoxa Antioquina no Brasil, que esteve, nesta segunda-feira (05), na Câmara de Curitiba, acompanhado de comitiva. Recebido pelos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa; Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente, e Celso Torquato (PSDB), primeiro secretário, o líder religioso está em visita pastoral à cidade e destacou a importância de conhecer o Legislativo. A cerimônia, em data a ser definida, também marcará os 50 anos da igreja em Curitiba, além da festa de São Jorge.
Dom Damaskinos é da Arquidiocese de São Paulo, onde foi construída a primeira igreja ortodoxa do País, em 1904, e representa 4 milhões de ortodoxos no Brasil, entre imigrantes árabes em geral, sírios, libaneses e descendentes.
Empenho
Derosso agradeceu a visita e destacou, como os demais parlamentares, o trabalho desenvolvido pela Câmara e o empenho dos vereadores nas ações em benefício da cidade e da população.
Estavam com Dom Damaskinos o presidente do Conselho Ortodoxo de Curitiba, Omar Akel, também administrador da Regional da Matriz; Hehenein Kardous, presidente do Conselho Ortodoxo em São Paulo; Abdo Abage, cônsul honorário da República Árabe da Síria para o Paraná e Santa Catarina; Raul Tárek Fajuri, diretor da revista Chams e padre Dimitrios Attarian, entre outros. Participou, ainda, o ex-vereador Jônatas Pirkiel.