Câmara realiza seminário sobre segurança pública

por Assessoria Comunicação publicado 10/06/2005 17h45, última modificação 25/05/2021 10h18
“A segurança pública não deve ser vista apenas como um conjunto de medidas técnicas de competência exclusiva do sistema de justiça criminal, mas deverá ser objeto de preocupação de diversos setores e atividades do governo e ser assumida pela sociedade”. Esse é o objetivo do Seminário em Defesa do Sociedade que a Comissão de Segurança Pública e Direitos da Cidadania da Câmara Municipal de Curitiba realizará na próxima terça-feira (14), no auditório do Anexo II.
A informação é do presidente da Comissão, vereador Valdenir Dias (PTB), que chama a participação geral na discussão. O seminário será realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, a Universidade Federal e Associações de Moradores e Clubes de Mães, para desenvolver projetos para a melhoria da segurança.
Segundo Dias, “o conceito tradicional de segurança pública centrada no controle repressivo-penal do crime tem se mostrado desgastado e incapaz de responder aos reclames de uma sociedade moderna, justa e democrática, motivo pelo qual sugerimos uma abordagem alternativa do tema, enfatizando seu caráter interdisciplinar e pluridimensional, bem como de respeito absoluto aos direitos humanos, entendido como o respeito à vida sob todos os aspectos sociais”.
Termo de compromisso
Após o café da manhã, o seminário tem abertura oficial com o pronunciamento de Valdenir Dias e a assinatura de termo de compromisso com a Universidade Federal do Paraná.
Às 9h30, serão abordados os princípios gerais da legislação penal cidadã pelos professores Dean Fábio Bueno de Almeida, da Universidade Católica, e Pedro Rodolfo Bodê de Morais, da Federal.
Logo em seguida, o professor José Antonio Gediel (UFPR) fala sobre o respeito ao cidadão e a prevenção contra a violência, seguido pela advogada Lucia Maria Beloni Corrê Dias (PUC), que fará palestra sobre o sistema penitenciário.
Na realização do evento, estão apoiando a Câmara a Universidade Federal do Paraná, Unesco, Cátedra Unesco de Cultura da Paz, Ordem dos Advogados do Brasil, OAB-PR, através da Comissão de Estabelecimentos Prisionais e associações de moradores de Curitiba.
Além de Valdenir Dias, os vereadores Jônatas Pirkiel (PL), Dona Lourdes (PSB), Tico Kuzma (PPS) e Tito Zeglin (PDT) fazem parte da comissão, que se propôs, desde o início do ano, a oferecer novos caminhos para solucionar a insegurança pública de Curitiba.