Câmara realiza primeira reunião do Colégio de Líderes

por Assessoria Comunicação publicado 08/02/2017 17h20, última modificação 14/10/2021 10h19

O Colégio de Líderes da Câmara Municipal reuniu-se pela primeira vez, nesta legislatura, na tarde desta quarta-feira (8). Ao todo, são 19 lideranças de partido no Legislativo, que deverão se encontrar mensalmente com a Comissão Executiva – formada pelo presidente Serginho do Posto (PSDB), o primeiro-secretário Bruno Pessuti (PSD), e o segundo-secretário Mauro Ignacio (PSB). Os assuntos debatidos hoje foram a Ouvidoria de Curitiba, cuja eleição do ouvidor foi adiada no final do ano passado, e a indicação de nomes para o Conselho de Ética.

“Nós queremos fortificar e estabelecer uma conversa com todos os líderes de todas as bancadas. Essas reuniões são para aprimorar as discussões tanto no ponto de vista da administração da Câmara, como no processo legislativo. Então nós entendemos ser importante a participação de todos os líderes para que possamos viabilizar mudanças no dia a dia da cidade”, explicou Serginho.

Durante a reunião, os líderes puderam se manifestar sobre o que será realizado em relação à Ouvidoria, que atualmente está com suas atividades paralisadas pela ausência do ouvidor. “Na legislação atual que trata da Ouvidora percebemos que o processo de eleição apresenta algumas deficiências. Queremos agora fazer uma reflexão junto à Procuradoria Jurídica da Câmara e com todos os vereadores para aprimorá-la”, comentou o presidente. Para ele, há a necessidade de deixar alguns pontos mais claros no processo de escolha. “Estamos revendo se será feita a retomada desse processo ou se cancelaremos e faremos uma nova eleição com outro modelo de escolha. Na próxima reunião talvez tenhamos uma definição mais clara a respeito.”

Quanto aos integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que é composto por nove integrantes, a Executiva orientou os líderes a indicarem os nomes até sexta-feira (10), conforme prevê o Regimento Interno. Quando a comissão especial de revisão do Regimento Interno for instalada, será incluída a suplência de 9 vereadores no Conselho de Ética.

Participaram da reunião o líder do PSDB, Thiago Ferro; o líder do PSD, Felipe Braga Côrtes e o segundo vice-líder, Jairo Marcelino; o líder do PSDC, Cacá Pereira; a líder do PV, Maria Leticia; o líder do PRP, Ezequas Barros; o líder do PTB, Geovane Fernandes e o vice-líder Pier Petruzziello (que também é líder do prefeito); o líder do PDT, Zezinho do Sabará; o líder do PPS, Helio Wirbiski; a vice-líder do DEM, Julieta Reis; a líder do SD, Katia Dittrich; a líder do PP, Maria Manfron; o vice-líder do PTN, Oscalino do Povo; o líder do PRB, Osias Moraes; o líder do Pros, Tico Kuzma; e o vice-líder do PMDB, Professor Silberto. As bancadas do PSC, do PR e do PT não participaram.