Câmara realiza curso de atualização em informática

por Assessoria Comunicação publicado 08/04/2011 17h20, última modificação 09/08/2021 07h51

Os vereadores Paulo Salamuni (PV), que retornou neste ano à Câmara de Curitiba, e Zezinho do Sabará (PSB), empossado em janeiro, participaram do curso de atualização em informática promovido pela Casa, com foco na utilização dos softwares de gestão do processo legislativo e gerenciamento de gabinetes. O sistema informacional que era utilizado desde 1999 foi modernizado há dois anos, quando foram incorporadas novas funções e feita a conversão para software livre.
Com o objetivo constante de capacitação, a Câmara realiza até dois cursos por mês, com turmas de oito pessoas e duração total de 12 horas, distribuídas em quatro dias de atividades. No futuro, o curso deverá ter um dia a mais, pois há muitas ferramentas para serem explicadas, informa a equipe de informática da Casa.
O SPL II é o principal sistema utilizado pela Câmara de Curitiba, que controlado todo o trabalho legislativo. É por meio dele que os parlamentares e departamentos da instituição acompanham a tramitação das peças redigidas pelos vereadores, dos pareceres em comissões até a publicação em Diário Oficial. Há também o Sistema de Apoio Ao Parlamentar (SAAP), que serve para a gestão interna dos gabinetes, como o controle da agenda dos vereadores, envio de comunicação eletrônica e recebimento de reivindicações da sociedade.
Os cursos são adaptados conforme a necessidade. Nesta semana, foi ministrada uma capacitação para funcionários dos gabinetes parlamentares, voltado para o SPL II. Simultaneamente às atividades de atualização, também é realizado o atendimento direto e personalizado de cada gabinete e setor da Câmara Municipal. A instituição também utiliza outros sistemas para a gestão de dados, restritos aos departamentos administrativos.
Vereadores
O vereador Paulo Salamuni concluiu o curso do SPL II nesta sexta-feira (8). O parlamentar diz estar satisfeito com a atividade. “Eu sou procurador do município de Curitiba e estou no meu sexto mandato como vereador. Quando o novo sistema foi implementado eu era suplente, daí procurei o curso para me atualizar e debater de igual para igual com os meus colegas”, relata o parlamentar. Salamuni elogiou o SPL II, afirmando que se trata de um software completo e bem montado, fundamental para a atividade da Câmara de Curitiba. “Eu fiz o curso completo, sem faltar nenhuma aula e contribuindo com a minha experiência. Pedi que todo o meu gabinete fizesse o mesmo. É um avanço que significa menos consumo de papel, mais celeridade nos processos legislativos, mais transparência e capacidade de fiscalização”, elogia o vereador. Zezinho do Sabará (PSB) participou do mesmo curso assim que assumiu o mandato, em janeiro deste ano. “Eu e a minha equipe fizemos a qualificação, que foi ótima. Serviu para termos, inclusive, uma base de como são feitas as proposições, a tramitação dos projetos. O curso nos ajudou bastante”, afirmou o vereador.