Câmara reabre sessões na próxima terça-feira

por Assessoria Comunicação publicado 10/02/2011 16h50, última modificação 05/08/2021 14h26
A Câmara de Curitiba retoma as sessões plenárias na próxima terça-feira, dia 15, conforme prevê o Regimento Interno  e a Lei Orgânica do Município.  A primeira sessão do ano, que receberá o prefeito Luciano Ducci e seu secretariado, também deverá ser de apresentação de resultados e metas  do governo municipal.
De acordo com o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), os dois poderes vão dar continuidade à parceria que tem promovido bons resultados em benefício da população.  Para o novo líder do prefeito, vereador  João do Suco (PSDB), que substitui Mario Celso (PSB), convidado a integrar o governo estadual, a retomada das sessões reativa os debates sobre  questões sociais com  o olhar  político-partidário de cada uma das 13 bancadas da Casa.  A retomada das sessões, entretanto, não significa dizer que a Câmara esteve paralisada. Ao contrário, durante o recesso de início de ano, o expediente está sendo normal. Gabinetes e setores da administração estão em atendimento público e todos os  interessados também podem obter informações  atualizadas do andamento de projetos via internet, no site www.cmc.pr.gov.br.
O setor de protocolo já recebeu em 2011 mais de 200 documentos, entre projetos e requerimentos encaminhados pelos vereadores.  A vereadora Dona Lourdes (PSB) lidera a apresentação,  solicitando diversos serviços em vias públicas para os bairros. A parlamentar é seguida em números por João do Suco. Em 2010, foram apresentados mais de 15 mil documentos entre requerimentos, projetos de lei, pedidos de informações e emendas diversas.
Comissões
O DAC, Departamento de Apoio às Comissões  vem utilizando o período de recesso para preparar o agendamento de audiências e reuniões das nove comissões permanentes e seis temporárias em andamento na Casa. No ano passado, foram 46 reuniões ordinárias e 73 extraordinárias, além de dez audiências públicas e cinco encontros do Conselho de Ética, que já promoveu mais duas reuniões neste ano.
Feira
O gabinete da presidência da Câmara  é outro setor  em atividade. Desde o início do ano, Derosso protocolou diversos requerimentos. Num deles pede estudos para  instalação da Feira Gastronômica no Largo Julio Szymanski, localizado na confluência da rua Marechal Floriano Peixoto e  avenida  Presidente Kennedy com Desembargador Westphalen. Ele sugere o horário das 17h às 22h como o mais adequado para atender a população. Também  solicitou serviços estruturais para o Passeio Público, um dos mais antigos espaços de lazer da cidade.
O primeiro vice-presidente, Sabino Picolo (DEM), é mais um dos vereadores que protocolaram requerimentos. Solicita serviços gerais de limpeza e manutenção para a rua Maranhão, no bairro Água Verde, e outros locais atingidos pelas chuvas. O terceiro- secretário, Jairo Marcelino (PDT),  fez novas solicitações para obras de recuperação em toda a zona Norte de Curitiba, também atingida pelas chuvas.