Câmara reabre as sessões plenárias

por Assessoria Comunicação publicado 22/02/2010 17h40, última modificação 28/06/2021 16h12
A Câmara de Curitiba abriu, na tarde desta segunda-feira (22), o período legislativo das sessões plenárias com a presença do prefeito Beto Richa, recepcionado pelos componentes da Mesa Executiva. Na primeira sessão de 2010, o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB),  também recebeu a prestação de contas  do chefe do Executivo sobre as atividades desde 2005 até agora. 
Para o líder do governo, vereador Mario Celso Cunha (PSB), “a marca da seriedade e da competência que tem garantido o índice de aprovação do prefeito é sólida.” Logo de início, o parlamentar citou  as negociações pouco antes promovidas com representantes de sindicatos e associações de classe envolvendo a Guarda Municipal. O encontro com o prefeito e outras autoridades aconteceu na presidência da Câmara, presenciado pelos vereadores, que esperam, como Richa, resultados positivos para evitar a paralisação da categoria. Nova reunião ficou marcada para esta terça-feira (23).
Mario Celso falou também sobre os resultados obtidos com os contratos de gestão e o trabalho realizado em 2009, que assegurou o fortalecimento  de parcerias governamentais. “Sem a participação e o consenso entre os dois poderes, nada disso seria possível”, ressaltou o líder.
A transparência das ações, confirmadas por mais  de 100 mil curitibanos nas audiências públicas  em  todos os bairros, foi o principal destaque de Richa, que conta com a aprovação de 84% da população.
Richa afirmou que vem mantendo a palavra empenhada em cartório, com a manutenção do equilíbrio da economia. De acordo com seu relatório à Casa, R$ 156 milhões em precatórios foram pagos, 10% das receitas foram destinados aos investimentos e os setores básicos receberam a maior atenção da administração, que registra 90% de metas alcançadas no desempenho.
Destaques
Educação, saúde e habitação continuam a ser destaques na administração do prefeito, que, segundo relatou em seu pronunciamento, criou 23 mil vagas no ensino fundamental, sendo 12 mil em creches. A prioridade com a saúde aperfeiçoou o programa Mãe Curitibana, reconhecido pelo governo federal com o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O programa garantiu atendimento a 85 mil gestantes nestes cinco anos. Os centros de referência da ação social registraram 228 mil atendimentos. E, mais de 100 mil famílias puderam ampliar suas compras em 29 lojas dos Armazéns de Família.
Na habitação, o número excedeu 30 mil famílias atendidas, seja com entrega de novas unidades ou urbanização e regularização de áreas.
Para  outros setores da administração pública municipal, Richa deu ênfase ao transporte coletivo, com aquisição de 1.313 veículos mais modernos e menos poluentes, reforma de 19 terminais e modernização de todo o sistema, que inclui a garantia da implantação do metrô.  Menina dos olhos da atual administração, a Linha Verde terá a primeira linha de ônibus movidos a biocombustível, assim como está assegurada a continuidade  das obras para o setor Norte.
Ao encerrar a prestação de contas, o prefeito ratificou o empenho em cumprir as metas preconizadas junto da população em cada uma das 300 audiências públicas realizadas.
Autoridades
Com Beto Richa compareceram à Câmara a presidente da Fundação de  Ação Social, Fernanda Richa; o vice-prefeito, Luciano Ducci, e diversos secretários municipais. O deputado federal Ricardo Barros (PP) também prestigiou a abertura dos trabalhos da primeira sessão ordinária da segunda sessão legislativa desta 15ª legislatura. 

BOX

A indicação de Beto Richa como pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB foi destacada por ele em entrevistas à imprensa após a solenidade. A definição ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), em reunião do diretório estadual do partido. O prefeito manteve as palavras de seu discurso, reforçando que pretende trabalhar pelo Paraná com o mesmo empenho que administra Curitiba. Richa disse estar feliz e honrado com a indicação, que será oficializada apenas em junho, durante a convenção estadual do PSDB.
Os investimentos federais destinados ao Paraná e à capital foram citados pelo prefeito, que lamentou não serem compatíveis à valiosa contribuição do Estado, que jamais teria recebido  a devida contrapartida. “E é hora de reverter essa situação”, acrescentou. Ainda citou o metrô como investimento certo por parte do governo federal, já que todas as capitais do País receberam recursos para este fim.
Novos programas criados nesta administração, como o Mulher Curitibana e o Família Curitibana, e a Linha Verde, que terá a primeira linha de ônibus movida 100% a biocombustível na América Latina, foram ressaltados pelo prefeito.
Líder de Richa na Câmara, o vereador Mario Celso Cunha lembrou, na abertura da sessão, que Beto Richa foi eleito pela décima vez o melhor prefeito do Brasil.