Câmara propõe parceria a vereadores do Paraguai

por Assessoria Comunicação publicado 17/09/2009 15h05, última modificação 25/06/2021 10h31
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), recebeu, nesta quinta-feira (18), uma comitiva de vereadores do município de Luque, no Paraguai. Os parlamentares Hugo Segovia, Rómulo Pérez e Walter Espínola demonstraram interesse pela legislação da cidade e ações nas áreas de planejamento urbano, transporte público e meio ambiente. "No Paraguai, as políticas sociais de saúde e educação, por exemplo, cabem ao governo central. Queremos mais descentralização, autonomia e repasse de recursos para os municípios. Nós vimos isso aqui, durante a visita. Temos interesse em aprender com vocês quais os marcos legais que tornam possível esse modelo de gestão descentralizada", explicou Segovia.
"Para oficializar nosso compromisso, vou enviar aos vereadores de Luque uma proposta de convênio, que estabeleça uma parceria com a Câmara de Curitiba", afirmou Derosso, que vê na medida uma oportunidade para a troca de informações e capacitação técnica. "Podemos enviar os nossos técnicos administrativos ao Paraguai, para treinar funcionários e também aprender com a experiência do país vizinho. A cooperação tem que ser uma via de dois sentidos, para que todos ganhemos com a parceria", reforçou o presidente.
Em visita à capital do Paraná desde segunda-feira (14), os vereadores paraguaios estiveram no prédio da prefeitura de Curitiba, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e nos pontos turísticos da cidade. "Luque, a nossa cidade, possui hoje 300 mil habitantes. É mais ou menos a população que tinha Curitiba quando a cidade adotou esse modelo de desenvolvimento por meio de eixos de integração, que determinaram e organizaram o crescimento do município. Vamos levar esse desafio para o Paraguai; a experiência de vocês é muito rica", comentou Rómulo Pérez. Já Walter Espínola afirmou que enviarão notas de agradecimento à cidade de Curitiba, pela boa acolhida que tiveram na administração municipal e na Câmara de Vereadores.