Câmara promove treinamentos sobre ergonomia no trabalho

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 31/03/2022 11h45, última modificação 01/04/2022 09h11
Os servidores puderam acompanhar o evento presencialmente e também online.
Câmara promove treinamentos sobre ergonomia no trabalho

Câmara promoveu treinamentos aos servidores sobre ergonomia no trabalho remoto. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, na manhã desta quinta-feira (31), uma ação de treinamento aos servidores quanto à ergonomia no trabalho remoto. Desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, muitos servidores tiveram que se adaptar ao chamado home office, devido às restrições impostas para conter a doença. A partir de bons resultados obtidos, recentemente o Legislativo adotou o regime híbrido de trabalho, permitindo que algumas funções possam ser exercidas a partir de casa.

No evento, a fisioterapeuta da CMC, Jaqueline Bezerra de Moraes, ao lado da chefe da Divisão de Saúde Ocupacional, Liege Fonseca, demonstrou a maneira correta de disposição dos equipamentos de uso no trabalho, tais como computadores, notebooks e periféricos. De acordo com Jaqueline, é importante pensar na organização física do espaço onde o servidor irá trabalhar em casa, considerando itens como móveis, equipamentos e luminosidade. “Pesquisas já demonstraram que quanto melhores as condições de trabalho melhor é a produtividade do servidor”, pontuou a fisioterapeuta.

Também participou do evento o diretor de Tecnologias da Informação e Comunicação, Deini Porto, que passou instruções sobre a distribuição e os equipamentos adquiridos pelo Legislativo para viabilizar o trabalho remoto. Os servidores que receberem notebooks para o home office deverão assinar um termo de responsabilização pelo item. O trabalhador, nesse caso, é responsável pelo bom uso das máquinas e a sua conservação.

Além dos notebooks, adquiridos recentemente e que começarão a ser distribuídos, a Câmara prevê ainda a compra de itens ergonômicos, tais como suportes, mouses, teclados, monitores e fones de ouvido. A iniciativa do evento foi da Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH), da Diretoria de Patrimônio e Serviços (DPS), da Diretoria de Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC) e da Escola do Legislativo.