Câmara promove solenidade em homenagem aos professores

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2019 22h05, última modificação 11/11/2021 08h22

Nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma homenagem a 34 profissionais do ensino. A iniciativa do evento foi do vereador Professor Euler (PSD) e se deu em função da passagem do Dia do Professor. A cerimônia foi presidida pelo vereador Bruno Pessuti (PSD). Euler fez uso da palavra para saudar os homenageados. Para ele, o professor é como um artista que não morre nunca, imortalizado pela obra que deixou. “Ensinar é também um exercício de imortalidade pois todo professor rejuvenesce à medida que seus alunos aprendem a enxergar o mundo por meio dos saberes que receberam e todo professor continua vivendo quando esses alunos permanecem por décadas aplicando e multiplicando o que aprenderam”, disse ele.

O vereador mencionou o pedagogo Paulo Freire, para quem a data de 15 de outubro é um convite para que a sociedade repense os papéis e atitudes, “pois com elas demonstramos a educação que queremos”. De acordo com Euler, a educação sozinha não transforma a sociedade, mas sem ela, nada muda. O vereador lembrou que todos os pais desejam bons professores para seus filhos, mas nem todos desejam que seus filhos se tornem professores, o que demonstra como o trabalho de professor é difícil e necessário.

Em seguida, falou Vanessa Ishikawa Rasoto, magnífica reitora em exercício da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Destacando a presença da consulesa do Japão, Tie Ikimura, a professora Vanessa lembrou que na cultura japonesa todos devem se curvar diante do imperador, menos os professores. Quem se curva a eles é o imperador. Vanessa destacou que a UTFPR é uma instituição centenária, cujo curso de administração obteve nota 5 (máxima) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). De acordo com ela, está no DNA da Universidade estar próxima ao setor produtivo. “A excelência do ensino só é conquistada com professores capacitados”, disse ela.

Na sequência se manifestou a professora Solange Brecailo, diretora da Escola Bilíngue para Surdos Alcindo Fanaya. Ela se expressou utilizando a linguagem de sinais que foi simultaneamente traduzida para os presentes. Ela agradeceu a Euler, por sua luta em prol dos surdos. Solange lembrou do projeto de Euler para que todos os filmes tenham legenda, “mas ainda há muitas lutas”, disse ela. Para Solange, o professor é como um jardineiro que cuida das plantas. “Sem o jardineiro não temos frutas e flores”, afirmou a professora. Também falou Ney Leprevost Neto, secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Ele lembrou de Tia Rose, sua primeira professora. De acordo com ele, foi a postura dela que o fez vencer o medo do desconhecido.

Ele mencionou alguns professores que passaram por sua vida, como foi o caso do professor Fernando Carneiro, homenageado “in memoriam” nesta solenidade, e do professor de direito Aloísio Surgik, também já falecido. “Professor Surgik é lembrado por suas investidas contra a prefeitura, por achar ilegal a cobrança do ESTAR”. O secretário disse estar consciente do momento pelo qual passam os professores no Brasil, mas disse estar satisfeito com a postura de seu partido, o PSD, que nas pessoas de Euler e Pessuti, promoveu essa homenagem. “Disse o poeta português Fernando Pessoa que "não sou nada, não posso querer ser nada, mas tenho em mim todos os sonhos do mundo". Eu [Leprevost] sonho com um Brasil mais justo, fraterno e tolerante onde as pessoas se respeitem e evoluam em harmonia”, concluiu o secretário.

Homenageados e presenças
Os professores homenageados foram: Maria Cecília Kuzmen Santos; Sirlene dos Santos; Adriana Santos Wormsbecher; Tia Glória; Sandra Lopes Machado; Coronel Guilherme Azambuja Carrilho do Rego Barros; Maria Izabel Porto Tobias; Ana Maria Mueller; Luiz Halama; Flávio A. Sandi; Gabriela Collares Chaves Bueno; José Marcos de Paula; Jean Möller; Lúcia Maria Schmidlin; Ricardo Marcelo Fonseca, representado por Francisco Mendonça; Vanessa Ishikawa Rasoto; Rosemeri Rocha; Juliane Centeno Muller; Eduardo Damião; João Luiz Caneiro; Solange Brecailo; Laura Albertina da Silva Costa; Mônica Almeida Runfe; Irma de Fátima Carvalho Nogueira; Nelci Fernandes de Souza; Idamaris Singulani; Ademir Bispo dos Santos; Ivo Lessa Filho; Renato Mocellin; Carmem Lúcia Gabardo Pellanda; Edilaine Regina Triani; e Sérgio Vicentin. In memoriam: Fernando Carneiro e Daniel Hortêncio de Medeiros.

Estavam, presentes as seguintes autoridades: vereador Bruno Pessuti (PSD), presidindo a sessão; vereador Professor Euler, 2º secretário da Casa e proponente desta homenagem; tenente coronel André Ferreira Alves Machado, representando o comandante da 5ª Divisão do Exército, general de divisão Carlos José Assumpção Penteado; coronel Guilherme Azambuja Carrilho do Rego Barros; Vanessa Ishikawa Rasoto, reitora em exercício da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Tie Kimura, consulesa do Japão; Paulo Yamamoto, pró-reitor do Instituto Federal do Paraná; e Ney Leprevost Neto, secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho.