Câmara promove Semana da Plena Saúde

por Assessoria Comunicação publicado 22/11/2011 15h20, última modificação 12/08/2021 16h37
Exames de glicemia, pressão ocular e da qualidade do sono começaram a ser realizados na Câmara de Curitiba, nesta terça-feira (22). A oferta destes procedimentos para os vereadores e funcionários do Legislativo integra a “Semana da Plena Saúde”, evento realizado anualmente pelo setor de Medicina de Saúde Ocupacional da Casa, em parceria com a diretoria administrativa e de recursos humanos. “O objetivo principal é a saúde e o bem-estar dos servidores”, afirma o médico Hélcio Noel Porrua, chefe do setor.
Somente nesta terça-feira, será realizado o teste de pressão ocular, para detectar a possibilidade de glaucoma, uma das maiores causas de cegueira irreversível. O exame avalia a existência de aumento da pressão interna do olho, que pode afetar o nervo óptico, reduzir o campo visual e causar cegueira. Quando detectado a tempo, pode-se preservar a visão através de tratamento específico.
Até quinta-feira (24), também será oferecido exame de glicemia, para diagnosticar a possibilidade de diabetes. O teste avalia a quantidade de açúcar no sangue, sendo realizado no período da manhã. Este exame precisa ser agendado, pois é preciso que a pessoa esteja em jejum de pelo menos 10 horas. O resultado fica pronto no momento.
Márcia Umbria, coordenadora do Programa de Educação em Saúde Continuada (Pesc) do Setor de Medicina de Saúde Ocupacional, destaca outro conjunto de exames que estarão à disposição dos servidores municipais, relacionados à qualidade do sono. “O mundo tem vivido um período de rápidas mudanças. A tão falada globalização, os modernos meios de transporte, alimentos transgênicos, novas profissões, nova concepção de casamento e família, enfim, quase tudo que diz respeito à maneira dos seres humanos se comportarem neste planeta tem estado em contínua modificação nesses novos tempos. Consequentemente, a humanidade se vê obrigada a viver em constante readaptação, algo que no passado era mais sutil, pois as mudanças levavam várias gerações para se efetivar”, contextualiza a fonoaudióloga. Ela explica que foi a preocupação com este ambiente que levou o setor a realizar, nos dias 23 e 24, os testes de oximetria e espirometria, para medir a qualidade do sono das pessoas, além de orientá-las com instruções sobre cuidados posturais para dormir melhor.
Em 2010, foram realizados 298 atendimentos a vereadores e funcionários da Câmara Municipal durante a Semana Plena Saúde, tendo sido realizados 111 testes de glicemia, 149 de capacidade pulmonar, 152 de pressão arterial, 96 de glaucoma, além de quatro atendimentos para orientação nutricional.