Câmara promove resgate da história do bairro Pinheirinho

por Assessoria Comunicação publicado 14/03/2014 11h25, última modificação 22/09/2021 09h13

Na quinta-feira (13), a Câmara Municipal prestou homenagem ao bairro Pinheirinho, um dos mais antigos e populosos da Curitiba. Conduzida pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), a sessão solene contou com a participação de moradores e entidades educacionais, religiosas e comerciais que contribuem para o resgate da história daquela região. O evento foi uma iniciativa do líder do prefeito no Legislativo, Pedro Paulo (PT).

O bairro Pinheirinho, localizado na região Sul da capital, tinha aproximadamente 50 mil habitantes no ano 2000, o que representava 3,13% da população de Curitiba, segundo dados do censo do IBGE. Para o presidente da Câmara,  Paulo Salamuni, “o bairro Pinheirinho se destaca não só por sua importância histórica, mas também pelo importante papel que cada vez mais desempenha na economia da cidade. Aquela região vem registrando uma grande expansão populacional e econômica, com geração de postos de trabalho nos mais diversos segmentos”.

Pedro Paulo destacou a importância estratégica que a região do Pinheirinho desempenhou nas origens históricas de Curitiba. “A região, que era caminho obrigatório dos tropeiros, foi conhecida como "Capão Alto" e também "Capão dos Porcos", devido à forte presença de rebanhos suínos. Só posteriormente surgiu a Fazenda Pinheirinho, que daria nome ao bairro”, afirmou.

O vereador lembrou que, “quase cem anos depois de sua fundação, a região do Pinheirinho ganharia outra dinâmica com a instalação da rodovia BR 267, que aqueceu a economia local e atraiu trabalhadores do norte do Paraná e de Santa Catarina durante as décadas de 1960 e 1970”. Segundo o parlamentar, o Pinheirinho foi o primeiro bairro a ter um terminal de ônibus em Curitiba e sua geografia foi decisiva para que sediasse o quartel-general da 5ª Região Militar. “Cresci no Pinheirinho e acredito que a maior riqueza do bairro consiste nos seus moradores e nas suas trajetórias de vida”, enalteceu.

A moradora Shirley da Graças Alves da Rocha, que falou em nome dos homenageados, afirmou que ”o resgate promovido pela Câmara diz respeito a pequenas e grandes histórias que compõem o imenso painel que é o bairro Pinheirinho. Independente do sentimento de estima que nós moradores devotamos ao bairro, o fato é que a região tem potencial para ser ainda mais representativa na economia curitibana”. Além de Shirley, o farmacêutico Pedro Costa, um dos mais antigos comerciantes da região, também se manifestou, rememorando figuras humanas e fatos que marcaram a história do bairro.  

Além dos vereadores citados, compuseram a mesa da solenidade Silvana Góes, representando o vice-governador Flávio Arns; coronel Claudines Roncolatto, representando o comandante da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell; Edgar Otto Hauber Júnior, administrador regional do Pinheirinho; Natalino Bastos Santos, presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT); José Bronholo, diretor de patrimônio do CTG 20 de Setembro; Ezequiel Bibliano, presidente do Centro de Apoio à Integração Comunitária Vila Torres; Júlio Lopes da Silva, presidente da Associação de oradores do Conjunto Habitacional Pinheirinho e o inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, representando o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Claudio Frederico.

Homenageados
Os homenageados pelo vereador Pedro Paulo na cerimônia de resgate da história do bairro Pinheirinho foram: Alicio Biano; Ana Kmiecik (representada por sua filha Izolete); Aníbal Guimarães, in memorian (representado por sua filha Vera); Associação Gramados (representada por Jaime Andrade Lima); Bento José Leite; Colégio Estadual La Salle (representado por seus diretores José Antônio e Nescir Freporti); Colégio Estadual Professor João Loyola (representado pela professora Beatriz); Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração (representado pela irmã Armelinda, freira); Conselho Pastoral Paroquial Santuário (representado por Dóris Machado); Conselho Tutelar do Pinheirinho (representado pelas conselheiras Jaqueline e Edicléia); Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 20 de Setembro (representado pelo diretor de patrimônio José Bronholo); Edgar Otto Hauber Júnior, administrador da Regional Pinheirinho; Idiair Bhuir da Rocha (representada pela neta Caroline Faria); Eduardo Dudek; Eliane Meli; Ermelino Franco Guimarães, in memorian (representado por sua filha Vani); Escola Municipal Piratini (representada por Hélia Alves); Flordícia de Andrade (representada pela filha Arlete); Iolanda Aparecida Alves Gerd, diretora do Colégio João Loyola;  Leonardo Skrepec; Maria de Lourdes Roa Silva Lima; Miguel Luiz Kozinski; Mosteiro Monte Carmelo (neste ato representado por Geraldina do Espírito Santo); Olga Goberski; Otília Ferreira, in memorian (representada por sua filha Sílvia); Pedro Batista da Costa; Projeto Construindo Futuro – Irmãs Guadalupanas (representadas pela irmã Carla); Senhorinha Messias Rocha; Shirley das Graças Alves Rocha; Silvestre Dudek; Sociedade Espírita Reino das 7 Cachoeiras (representada por Ilda Fiúza Graciano); Tenda de Umbanda Nossa Senhora Aparecida (representado pela senhora Santana); Tereza da Silva Gouveia (representada pela filha Jussara da Silva Gouveia); Zeferina Ribas de Andrade, in memorian (representada por sua filha Marilda).

Também foram homenageados Antônio Correia; Avelino Mesquita; Benjamim Brum; Ecilda M. Voluz Brum, in memorian (representada pelo esposo Benjamim Brum); Elvira Barbosa; Elza Ferraz de Barros; Farmácia Osmofar; Félix Krizanoski; Florêncio Antônio Cerrenta; Igreja Evangélica Missão Missionária; Jaci Voluz; Levito da Rocha, Maria Boumer; Maria Olinda Correa; Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos; João e Pedro Joanir Zonta; Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração; Supermercado Fucks; Suzane Pereira da Silva.