Câmara promove palestra sobre primeiros socorros
A Câmara Municipal de Curitiba realizou, nesta sexta-feira (3), um curso de primeiros socorros com os funcionários da instituição. A atividade para todos os servidores administrativos e de gabinetes parlamentares é complementar ao treinamento de atualização da Brigada de Incêndio do Legislativo, que já existe há três anos.
“É importante que as pessoas saibam o que podem ou não fazer em uma situação adversa, para a sua própria segurança e para ajudar os demais quando for possível”, explica a presidente da Comissão Permanente de Proteção da Atividade Funcional (Coppraf) da Câmara, Mari Derosso. O curso rápido foi ministrado pelo instrutor e sargento aposentado do Corpo de Bombeiros, Antônio Célio Bonfim.
Para o bombeiro aposentado, o fundamental é manter a serenidade. “Não mexa na vítima. Diante de uma emergência, mantenha a calma. Mantenha a serenidade e faça aquilo que estiver dentro das suas capacidades. As pessoas possuem limites, só devem realizar os primeiros socorros se tiverem conhecimento para a atividade”, afirmou Bonfim.
Durante o curso ele explicou os procedimentos básicos de remoção de vítimas em caso de urgência, sempre destacando a necessidade de apoio especializado. “Em uma situação de acidente, você tem que entender como ele ocorreu, quais tipos de lesões a vítima tem e se perguntar se possui o conhecimento adequado para ajudá-la”, ensina Bonfim. "Não hesite em chamar o pessoal especializado. É acidente, ligue para os bombeiros no 193 e peça o Siate. É urgência médica? Samu 192. Um morador de rua está com convulsões? Ligue para a FAS no 156, que eles possuem pessoal treinado para prestar o atendimento”, completa o instrutor.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba