Câmara promove palestra sobre epilepsia
As causas, sintomas e tratamentos da epilepsia foram abordados durante palestra realizada no auditório da Câmara Municipal de Curitiba, nesta segunda-feira (27). Cerca de 127 pessoas, entre funcionários e convidados, participaram do evento, organizado pelo vereador Zé Maria (SD).
A palestrante e médica neurologista Li Hui Ling deu dicas de como identificar os diversos tipos de crises convulsivas, bem como tratar uma pessoa em crise. Ela também demonstrou quais cuidados devem ser tomados e de que forma o atendimento básico pode ser realizado. “A epilepsia não é contagiosa, e a maioria das pessoas pode levar vida normalmente, com o uso de medicamento específico e individualizado”, destacou.
Li Hui Ling salientou ainda a importância do Método Mandala das Emoções, com referência na Medicina Tradicional Chinesa, que visa ao estabelecimento de uma conexão do ser humano em sua totalidade física, emocional e espiritual, ampliando a consciência do ser, além de promover novas atitudes mentais diante das mais diversas situações, harmonizando as emoções e promovendo a saúde.
Segundo o site da Liga Brasileira de Epilepsia, a epilesia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba