Câmara promove palestra e gincana contra a dengue

por Assessoria Comunicação publicado 17/03/2016 18h25, última modificação 06/10/2021 08h07

Uma campanha de conscientização e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti está sendo criada na Câmara Municipal de Curitiba. A primeira etapa, realizada nesta quinta-feira (17), foi uma palestra com gincana envolvendo 30 funcionários de limpeza e conservação. Pimeiro eles receberam orientações sobre como combater o mosquito e as doenças por ele transmitidas, como dengue, chikungunya e zika. Depois, todos foram convidados a participar de uma gincana, em que foram reproduzidos artificialmente 23 possíveis criadouros do mosquito em diferentes locais da Câmara. Grupos menores foram formados e procuraram os pontos com água parada em salas, banheiros, estacionamento, garagem e plenário.

“A TV e a internet têm muita informação importante para nos ajudar a combater o mosquito, mas muitas vezes a grande quantidade de informações pode confundir a cabeça da população e até espalhar falsos métodos de combate ao Aedes aegypti”, disse a palestrante e bióloga Ana Karla Pazda, do Distrito Sanitário Matriz da Prefeitura de Curitiba. Ela abordou a importância da atuação conjunta entre órgãos públicos e população e explicou que o mosquito da dengue é o mesmo transmissor de doenças como zika e chikungunya. “Os cuidados devem ser os mesmos, apesar de se tratar de doenças diferentes”, destacou. Ana Karla ainda afirmou que não são todas as espécies de mosquitos que são contagiosas: “O Aedes é a nossa grande preocupação”.

Com o aumento do número de casos de dengue em Curitiba – 230 durante todo o ano de 2015, contra 308 só até o mês de março desse ano – a Câmara promoveu, além da palestra “Curitiba Contra a Dengue”, uma gincana para que os funcionários procurassem possíveis focos com ovos e larvas do Aedes aegypti.

Separados em três grupos, os colaboradores puderam eliminar possíveis pontos de água parada e limpa, onde é mais provável a incidência do mosquito. Foram espalhados pela Câmara copos, garrafas, pratinhos de vasos de plantas, baldes, tambores, tampinhas e diversos outros objetos  com água dentro.

“Quase todos os pontos por nós reproduzidos foram encontrados. Mas independentemente disso, o que importa é que essa educação lúdica proporciona o aprendizado, faz com que as pessoas memorizem essas informações e repassem para seus familiares, parentes e amigos”, destacou o organizador do evento, Filipi Oliveira, diretor de Comunicação da Câmara Municipal.

Segundo a encarregada da limpeza Janete da Rocha, ações como essa são fundamentais para que a guerra contra a doença seja vencida. “A maioria das pessoas não sabe como e nem onde o mosquito se reproduz, e a palestra nos ajudou para que possamos passar informações para outras pessoas e realizarmos melhor nosso trabalho aqui na Câmara”, avaliou. A auxiliar Leidimara Cristina disse que sai da atividade mais preparada para combater o mosquito. “Descobri muita coisa.Vou tomar mais cuidado com meus vasos de plantas e os potes de comida e água do cachorro”, apontou.

A campanha contra o Aedes aegypti na Câmara Municipal continua. Outras etapas estão sendo planejadas, envolvendo diversos setores do Legislativo, incluindo servidores e vereadores.