Câmara promove homenagem aos 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 28/09/2023 15h43, última modificação 28/09/2023 15h43
Desde 1948, a SBB promove a impressão e a distribuição de bíblias por todo o Brasil, além de realizar ações de caráter social em prol de pessoas com deficiência.
Câmara promove homenagem aos 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil

A Câmara Municipal de Curitiba homenageou os 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A iniciativa foi do vereador Ezequias Barros. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (27), o vereador Ezequias Barros (PMB) dirigiu a sessão em que a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) foi homenageada pela sua contribuição à disseminação do texto sagrado cristão no país.

A mesa de honra incluiu, além do vereador proponente, os vereadores Sargento Tânia Guerreiro (União) e Rodrigo Reis (União); o pastor Leonardo Senra, secretário-regional da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico; o pastor Fernando Klinger, vice-presidente do Diretório Paranaense da SBB, representando o prefeito Rafael Greca; o pastor Jonas Eduardo Lindner, secretário Regional da SBB; Leandro Fidelis, promotor institucional da SBB; e Adriana Assis, analista de projetos sociais da ASBB.

Também estiveram presentes a vereadora Noemia Rocha (MDB); o major Benetti, representando o deputado estadual Oziel Luiz de Souza, também conhecido como "Batatinha"; Ubiratan da Silva, que integra o conselho da SBB; os pastores Alan e Liz Matoso da Igreja Shalom, do CIC; e o reverendo Isaías Meirelles, da Igreja Presbiteriana de Vista Alegre.

Assista à sessão solene no Canal do Youtube da Câmara.

Veja as fotos da solenidade no Flickr da Câmara.

Jubileu de Diamante

O vereador Ezequias Barros, autor da homenagem à SBB, destacou a fundação da entidade em 1948, que se tornou um marco na promoção da causa bíblica no Brasil, disseminando o livro sagrado cristão e tornando sua leitura relevante para milhões de pessoas ao longo dos anos. “Uma atividade que tornou a leitura da bíblia relevante para a vida milhões de pessoas”, disse o vereador. Ele enfatizou que, aos 75 anos, a SBB comemora seu jubileu de diamante, renovando-se constantemente para cumprir seu propósito original de difundir a Bíblia e transformar vidas. “Além disso”, esclareceu ele, “é uma sociedade beneficente que promove ações sociais de alcance nacional”.

Uma dessas ações é o programa "Acolher", que há 20 anos distribui bíblias em braille para pessoas com deficiência visual. “Ao todo”, disse o vereador Ezequias, mencionando dados do IBGE, “mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência visual, sendo 500 mil cegas e o restante com dificuldades diversas de visão. É para elas que a SBB promove esse programa de divulgação bíblica”. A SBB também se dedica a atender essa população por meio do programa de divulgação da Bíblia e de projetos como o "Luz do Sul", que visa auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade.

O vereador Rodrigo Reis (União) destacou a importância das atividades da SBB na divulgação da palavra de Deus em diversos contextos, ressaltando que, como vereadores que respeitam e seguem a Bíblia, enfrentam embates na Câmara para defender o que consideram violações do texto bíblico, como nas discussões sobre o aborto.  “Foi o caso das discussões em torno do aborto que se realizaram hoje mesmo nesta Casa. Nesse sentido, me surpreendi positivamente com a atuação do vereador Ezequias Barros e sua vontade de fazer o bem”, disse o vereador.

Agradecimento

Jonas Eduardo Lindner, secretário regional da SBB, lembrou que a entidade teve origem em 1800, inspirada pela história da menina Mary Jones, que lutou durante seis anos para ter sua própria Bíblia. A Sociedade Bíblica foi oficialmente fundada em 1804, e em 1809, o Brasil recebeu suas primeiras edições do Novo Testamento impressas por essa entidade. Lindner explicou que a SBB é composta por várias secretarias regionais, e a de Curitiba atende a região Sul do país. De acordo com o pastor, a missão da SBB é “semear a palavra que transforma vidas”.

Lindner destacou que, em 2022, a SBB produziu e distribuiu 6,3 milhões de Bíblias, somando-se a um total de quase 200 milhões de Bíblias impressas desde a fundação da SBB. Ele ressaltou o programa "Acolher", que promove a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, incluindo a impressão de Bíblias em braille. “Todo esse material não é vendido. É tudo doado, é tudo feito por pessoas que amam a causa”, afirmou Lindner. Além disso, mencionou o projeto de divulgação da Bíblia por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Ele destacou a presença da SBB em comunidades terapêuticas, presídios e comunidades ribeirinhas da Amazônia. “Temos um polo gráfico, mas precisamos de ajuda, pois, como foi dito, todo o material é doado” disse o pastor. Lindner agradeceu o apoio da CMC à causa e, ao final da solenidade, o pastor Aristides Vieira, membro do diretório paranaense da SBB e da Igreja Assembleia de Deus, conduziu uma oração.