Câmara promove encontro sobre contabilidade pública
Por iniciativa da Diretoria Contábil e Financeira, que é dirigida pela servidora Aline Bogo, a Câmara Municipal promoveu nesta sexta-feira (9) o Encontro de Contadores das Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Curitiba. “O evento é o primeiro elaborado na Câmara e temos agora o desafio de promover outros”, disse Aline.
Márcio José Assumpção, técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e membro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), apontou as facilidades promovidas pelo Whatsapp para as discussões da contabilidade pública. “Questões técnicas são debatidas nos grupos de modo muito profícuo.” Ele disse que uma das suas atribuições enquanto técnico do Tribunal de Contas do Estado é acompanhar as denúncias da Operação Quadro Negro: “O que demonstra a importância da contabilidade na nossa vida civil”.
Carlos Bertan, contador da Prefeitura de Piraquara, realizou um breve relato sobre suas vivências profissionais. João Marcos Scaramelli, especialista em Contabilidade Pública, ministrou a palestra “Matriz de Saldos Contábeis como Instrumento de Melhoria da Contabilidade Pública”. De acordo com ele, Matrizes de Saldos Contábeis são utilizadas para o envio de informações contábeis, orçamentárias e fiscais por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), com o objetivo de consolidar as contas nacionais e gerar demonstrações contábeis e fiscais.
De acordo com Scaramelli, em 2008 foram instituídas as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (Nbcasp) e, em 2015, o Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP). Ambos associados às Matrizes de Saldos Contábeis, possibilitam a confecção de relatórios de gestão fiscal e a consolidação dos balanços. “A matriz serve para avaliar se há cumprimento do PIPCP”, explicou.
Confira outras fotos do evento no Flickr da Câmara.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba