Câmara promove debate sobre trabalhadores da escola pública

por Assessoria Comunicação publicado 13/09/2013 12h10, última modificação 20/09/2021 07h52

A Câmara de Curitiba recebeu, na manhã desta sexta-feira (13), o “Seminário Escola Pública e o Papel dos Trabalhadores da Educação”. De iniciativa da vereadora Professora Josete (PT), o encontro reuniu educadores da rede pública de ensino de Curitiba. O debate principal foi a inserção de todos os profissionais como responsáveis pela educação técnica e cidadã dos estudantes.
    
Segundo Professora Josete, docente desde 1985, o seminário busca refletir o papel do profissional dentro das escolas, em especial pelo momento de mudanças e mobilizações realizadas no país. “Temos que  buscar nos posicionar enquanto educadores e contribuir para que a sociedade possa alcançar e superar vários problemas. Nossa sociedade é muito desigual, por isso precisamos avançar no sentido de garantir a igualdade entre todos”, defendeu Josete.
    
Doutoranda em Políticas Educacionais, a palestrante Claudia Regina Moreira falou sobre as relações de poder dentro da escola. Segundo ela, a educação está dentro de um contexto de democracia e da igualdade, mas que a história antiga e atual do Brasil permanece desigual.
    
A respeito do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que, segundo Claudia, é alvo de queixas frequentes, em especial quanto à indisciplina enfrentada nas escolas, a palestrante considerou, “o ECA é uma conquista da nossa sociedade. Mesmo que de um ponto de vida meramente formal, ele representa um avanço, já que defende a premissa de que lugar de criança é na escola”.
    
Claudia Moreira discorda da ideia de que a “escola instrui, a família educa”.  Para ela, a escola não é uma mera difusora de conhecimentos técnicos. “Quando afirmamos que nossa função é instruir e não educar, caímos num discurso perigoso, de que preparamos alunos apenas para provas. Cidadania não se ensina, se vivencia. Quando nos omitimos diante dessa ideia de instrução, damos o exemplo”, considerou.
    
A docente chamou a atenção para a participação de todas as categorias e pela iniciativa do trabalhador em fazer uma educação melhor. “Cada atitude, cada atividade, cada passo dado dentro da escola deve ser pautado pela intencionalidade de quem reconhece os objetivos de seu trabalho. Na escola, todos devem ser protagonistas. Afirmo isso porque penso que cada criança que nasce pertence à sociedade como um todo”, finalizou.
    
Para a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Waldirene Bellardo, o conceito de educação não pode ser dissociado da democracia. “Quem tem um direito precisa que haja do outro lado alguém que garanta esse direito. Por isso a necessidade de valorizar o profissional que se tornar responsável por este processo”.
    
De acordo com Waldirene, a cidadania ultrapassa o conceito de ensino técnico nas escolas. “A escola permite que o estudante se coloque no mundo de outra maneira. A criatividade não é algo natural, é preciso cultivá-la. O conhecimento da escola não é um fim em si mesmo”, declarou.
    
A educadora reclamou da concepção de que ser professor é um dom ou sacerdócio. “Ser professor é uma profissão. Isso nos coloca em outra posição, cuja prerrogativa é a valorização. Precisamos descobrir quem é o professor da escola pública de hoje. Será que eles são os melhores candidatos, os mais qualificados?”, questionou.
    
Waldirene destacou a transformação do cenário atual da educação. “A educação se modificou, ficou muito mais complexa. A diversidade de alunos dentro da escola é muito maior. O trabalho coletivo dentro do ambiente escolar é indispensável. É preciso que os professores participem da formação continuada, do planejamento pedagógico, o que muitas vezes não acontece”, refletiu.

Escola Democrática


O seminário continua durante o período da tarde, a partir das 14h. Será realizada uma mesa-redonda com o tema “Formação dos trabalhadores em educação na perspectiva da construção de uma escola democrática”. O debate conta com a presença da secretária municipal de Educação, Roberlayne Roballo e as professoras Andréia Gouveia e Kátia Cristina Dambiski.