Câmara promove campanha de doação de sangue

por Assessoria Comunicação publicado 26/04/2006 20h25, última modificação 08/06/2021 15h56
A Câmara Municipal de Curitiba realizou, nesta quarta-feira (26), campanha de doação de sangue, por iniciativa do vereador Aladim Luciano (PV). As doações aconteceram das 9h às 16h30, no ônibus do Hemepar, no estacionamento da Casa.
Até 15h30, 41 pessoas já haviam passado pelo local. Destas, algumas estavam inaptas para a doação. Existem 98 motivos que impedem a doação, sendo os mais comuns anemia, uso de medicamentos e pressão alta. A expectativa era de que 60 pessoas comparecessem até o encerramento da campanha.
Antes da retirada do sangue, é feito um teste para medir a pressão, peso e altura do doador. Além disso, cada doador preencheu um questionário sobre saúde e questões pessoais e recebeu panfletos explicativos e de incentivo à doação de medula óssea.
O vereador Custódio da Silva (PRTB) foi o primeiro vereador a doar sangue, seguido do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e do vereador propositor, Aladim Luciano.
Requisitos
Para a doação de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 50 quilos, além de estar alimentado. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres, 90 dias. É preciso, ainda, apresentar documento com foto.
Impedimentos
Fica impossibilitado de doar sangue quem estiver com gripe ou febre, grávida ou amamentando, tiver sofrido cirurgia de grande porte há menos de um ano, ter comportamento de risco ou contraído hepatite após os 10 anos de idade.