Câmara promove audiência pública para discutir igualdade racial
Na próxima segunda-feira (12), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove audiência pública para debater os desafios para a construção de uma política municipal de promoção da igualdade racial em Curitiba. A iniciativa da discussão é da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública. O evento começa às 14h, no auditório do Anexo II (entrada pela Visconde de Guarapuava esquina com Lourenço Pinto).
A audiência foi programada no mês de maio, quando a comissão recebeu denúncia de aumento da violência contra a população negra de Curitiba. Segundo o assessor de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura, Adegmar Silva, o Candieiro, religiões de matriz africana vêm sofrendo com casos de violência e intolerância religiosa (leia mais). Para ele, elaborar uma política pública eficiente de igualdade racial exige reunir mais microdados “sobre onde estão os negros em Curitiba”. Ele entende que, com 23% da população da cidade sendo negra, deveria haver mais políticas públicas voltadas a ela.
Foram convidados para o evento o diretor de Atenção Primária em Saúde, Juliano Schmidt Gevaerd, da Secretaria Municipal da Saúde; a coordenadora de Equidade, Família e Rede de Proteção da Secretaria Municipal da Educação, Carla Trisotto; a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PR, Andreia Candida Vitor, além de Maria de Lourdes “Santa” de Souza, do mesmo colegiado; e a procuradora da Universidade Federal do Paraná, Dora Lucia de Lima Bertúlio.
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara é formada pelos vereadores Maria Leticia Fagundes (PV), presidente, Herivelto Oliveira (PPS), vice, Beto Moraes (PSDB), Geovane Fernandes (PTB) e Zezinho Sabará (PDT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba