Câmara promove audiência pública para debater

por Assessoria Comunicação publicado 22/03/2018 12h25, última modificação 26/10/2021 09h41

A Câmara de Vereadores promove, nesta sexta-feira (23) às 14h, no auditório do Anexo II, a audiência pública “Os Destinos da Educação de Curitiba”. Coordenado pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, Professor Euler (PSD), o evento vai reunir representantes do Ministério Público, Poder Público, sindicatos de servidores municipais e dos conselhos municipal e estadual de Educação (407.00011.2018).

O tema será debatido entre os palestrantes e o público presente, mediante inscrição prévia. Foram convidados representantes da Promotoria de Justiça de Proteção à Educação de Curitiba do MP; Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba); Sismmac (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba); Upes (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas); Conselhos Municipal e Estadual de Educação; Feipar (Fórum de Educação Infantil do Paraná); da Secretaria Municipal de Educação; além de alunos dos cursos de Pedagogia da UFPR, PUC-PR e Universidade Positivo.

“A Educação está entre os mais importantes serviços que o Executivo pode prestar aos munícipes. Nesse sentido, discutir os destinos do sistema municipal de ensino é algo essencial para o estabelecimento de políticas de estado adequadas e duradouras em contraposição a políticas de governo, que são efêmeras, visto que tendem a ser alteradas a cada novo ciclo de gestão”, argumenta Professor Euler, que também convidou as diretorias de todos os CMEIs de Curitiba para participar do debate.

Segundo o vereador, no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Curitiba ficou classificada como a melhor capital do país. “Ainda que esse resultado não seja exatamente bom (afinal, Curitiba ficou atrás de muitas cidades que não são capitais), essa posição foi conquistada com um trabalho de excelência dos servidores da Educação”, observou, ao reiterar que a discussão da próxima sexta-feira é essencial, para que as boas práticas sejam ampliadas e o que não está funcionando adequadamente seja corrigido o mais rápido possível.

O debate será às 14h, no auditório da Câmara Municipal, e é aberto à população (acesso na esquina da av. Visconde de Guarapuava com a rua Lourenço Pinto). Ao final do debate, especialistas e sociedade civil representada vão contribuir com a produção de um documento, que será entregue à Secretaria de Educação, como forma de colaboração para construção de novas políticas públicas na área.