Abril Verde: CMC teve ações internas de segurança no trabalho

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 03/05/2023 08h30, última modificação 21/07/2023 14h36
O mês de abril também contou com atividades internas de integração e para a capacitação de servidores.
Abril Verde: CMC teve ações internas de segurança no trabalho

Sede da Câmara de Curitiba, Palácio Rio Branco foi iluminado em verde pelo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aderiu à campanha Abril Verde, com ações internas voltadas à conscientização e à segurança dos servidores. A ação é um desdobramento do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril. “A gente pensou em desenvolver, dentro da Câmara, uma ação educativa para a conscientização da data”, relatou a servidora Liege da Fonseca Rocha, chefe da Divisão de Saúde Ocupacional

Treinamento ergonomiaEla explicou que a Câmara é um órgão que tem um risco baixo de acidentes de trabalho, sendo mais “relacionado à ergonomia, ao risco de queda, o que a gente mais tem aqui, e o risco de acidente de trânsito”. Parte da campanha consistiu num treinamento de ergonomia, na tarde do dia 17 de abril, com a fisioterapeuta do trabalho e ergonomista Jaqueline Bezerra de Morais.

A fisioterapeuta iniciou o evento com a realização de atividades de ginástica laboral com os participantes. No decorrer do treinamento, falou sobre a organização física do ambiente voltada ao trabalho híbrido, já que os “servidores, com a pandemia, tiveram que aderir a esse novo formato de trabalho”.

Além disso, Jaqueline explicou que cada um pode ter uma necessidade ergonômica diferente, então é preciso “respeitar os limites do corpo, prestar atenção”. “Nós somos indivíduos únicos, cada um com suas características e com necessidades diferentes”, então os equipamentos de trabalho precisam estar adaptados a elas."

Iluminação verdeA campanha contou com uma parceria com a Diretoria de Comunicação Social (DCS), que produziu três vídeos internos, com o apoio da Divisão de Saúde Ocupacional. O objetivo foi mostrar situações que podem provocar acidentes de trabalho, como carregar vários objetos ao mesmo tempo e não deixar uma mão livre para o apoio no corrimão, ao descer ou ao subir as escadas. Também, o uso do celular enquanto a pessoa caminha.

Também foram produzidos vídeos sobre acidentes de trajeto, que podem ocorrer quando o funcionário está em deslocamento para vir ou voltar da Câmara, e sobre a ergonomia, com orientações sobre como se sentar de forma correta na cadeira e a distância da tela em relação ao corpo, por exemplo.

“Essas foram situações que a equipe de Saúde Ocupacional foi repassando para a gente e traduzimos em vídeos, para ficar mais interessante, mais atrativo”, disse a jornalista Michelle Stival, que coordena os serviços multiplataforma da DCS. Os vídeos foram enviados para os servidores pelo Zoom, plataforma que o Legislativo adota para a  comunicação interna.

Já a Comissão Permanente de Proteção da Atividade Funcional (Copraf), relatou Liege, ficou responsável pela divulgação interna, "de passar nos setores para divulgar o Abril Verde, para as pessoas entenderem o que a gente estava realizando, o porquê da campanha”. A Câmara também iluminou o Palácio Rio Branco com a cor verde, alusiva à campanha, entre os dias 26 e 30 de abril.

Café com aposentados 2Integração e capacitação
O Gabinete da Presidência da Câmara de Curitiba recebeu, na última quinta-feira (27), o 2º Café com Aposentados de 2023, que em março teve a primeira edição do ano. Formado por nove servidores aposentados do Legislativo, o grupo foi homenageado com o Mérito Funcional, concedido pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC) e pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Curitiba (SindiCâmara).

Os homenageados foram: Moacir Mansur Boscardin, Gleide Rosi Fogaça, Marlene Cavilha, Mirian Kratocwil, Luiz Fernando Küster Filho, José Carlos de Freitas Küster, José Pereira Filho, Maria Helena Derosso e Fátima Derosso. O evento contou com a participação do presidente da Câmara, Marcelo Fachinello (PSC), e da segunda-secretária, Maria Leticia (PV).

Café com aposentados 1"Sem o trabalho dos servidores, o Poder Legislativo não acontece. Então, é importante valorizar o trabalho de vocês. Saibam que as portas da Câmara Municipal estarão sempre abertas para vocês, que tanto fizeram pela Câmara e por Curitiba", declarou Fachinello.

A atividade também foi acompanhada por servidores da ativa: o diretor-geral da Casa, Glauco Machado Requião; a diretora do Departamento de Administração e Finanças, Ana Claudia Melo dos Santos; o presidente da ASCMC, Hamilton Junior; e o presidente do SindiCâmara, Ubiratan da Silva.

Capacitação de servidores
A Câmara também realizou, ao longo do mês de abril, ações internas para a capacitação de seu quadro funcional. A Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, em parceria com a Procuradoria Jurídica (Projuris), promoveu um curso sobre o processo e a técnica legislativa. Voltada a servidores efetivos, assessores parlamentares, vereadores e também ao público externo, a atividade foi dividida em três módulos, realizados entre 13 e 27 de abril.

A Câmara de Curitiba realizou, ainda, no dia 13, o 2º Encontro com Chefes de Gabinete. O evento teve como palestrante a especialista em marketing, conteúdo e estratégia digital Gisele Meter. O tema foi voltado ao planejamento de estratégias digitais e os passos para um planejamento de marketing eficiente.


*
Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati 
Supervisão do estágio: Alex Gruba