Câmara prestigia posse dos conselheiros tutelares de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 16/01/2013 16h40, última modificação 10/09/2021 09h47
A Câmara Municipal de Curitiba participou, nesta quarta-feira (16), da solenidade de posse dos 45 novos conselheiros tutelares da capital, realizada no Salão Nobre da prefeitura. O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), fez parte da mesa do evento. Também estiveram presentes os vereadores Carla Pimentel (PSC), Dirceu Moreira (PSL), Geovane Fernandes (PTB), Jonny Stica (PT), Pedro Paulo (PT), líder do prefeito, e Tiago Gevert (PSC).
O prefeito Gustavo Fruet e a primeira-dama e presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Márcia Fruet, deram posse aos conselheiros tutelares, eleitos pela população no último dia 25 de novembro para um mandato de três anos. A cerimônia ainda foi prestigiada, dentre outras autoridades, pela vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves; pela secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro; pela secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo; pelo deputado estadual Stephanes Junior (PMDB) e pela presidente e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), Márcia Terezinha Steil e Ana Paula Ribeirete Baena.
Salamuni discursou em nome da Câmara. Ele elogiou a atuação de Pedro Paulo na consolidação dos conselhos tutelares na capital e agradeceu pela dedicação dos conselheiros. “Contem com o apoio irrestrito de todos os vereadores de Curitiba”, declarou. “Vocês têm em mãos o que há de mais precioso. Joias que precisam ser lapidadas todos os dias.”
Márcia Fruet, no primeiro ato público à frente da FAS, disse que a nova gestão pretende construir uma relação com mais proximidade dos conselheiros tutelares, com qualificações constantes e fóruns de discussão. A posse também foi o primeiro ato público do prefeito no cargo. Ele destacou e agradeceu a presença dos vereadores. “O evento é da cidade. É fundamental que a Câmara acompanhe cada passo”, completou.
Fruet afirmou que, para fortalecer o trabalho com a infância e a juventude do município, as secretarias vão desenvolver atividades integradas. O prefeito reforçou o foco nas prioridades da gestão, a luta para garantir o direito à escola e mais vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e o compromisso de, 100 dias após o início do mandato, apresentar um diagnóstico da prefeitura. De acordo com ele, todos os compromissos serão honrados.
Dagmar Nascimento falou em nome dos conselheiros. “Somos conselheiros 24 horas por dia. Somos um grande colegiado, soldados lutando pela dignidade e direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse. A capital possui 45 conselheiros, divididos nas nove regionais (Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade). Segundo relatório apresentado pelo Conselho Tutelar de Curitiba ao Legislativo, o ano passado teve 6,79 mil violações aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.
A área que compreende educação, cultura, esporte e lazer foi responsável por 50% das violações aos direitos fundamentais, seguida da convivência familiar e comunitária, com 33% do total. Em relação ao agente violador, a família e o estado são os principais responsáveis, em 46% e 44% das situações, respectivamente.