Câmara presta homenagem pelos 142 anos de imigração polonesa
Os 142 anos das imigração polonesa em Curitiba foram homenageados, na noite desta quarta-feira (11), pela Câmara Municipal. A proposição do tributo é de autoria do presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV). O vereador enalteceu a data, levando em conta a aprovação do fim do voto secreto no Legislativo municipal.
“A democracia só tem sentido quando se conhece a dimensão da representação que se faz”, comentou. Também agradeceu a contribuição da imigração polonesa no desenvolvimento da capital. “Curitiba seria menos do que é se não houvesse os poloneses, assim como o Paraná e o Brasil seriam menos sem este povo”, referendou.
Anisio Oleksi recebeu Votos de Congratulações, em nome de Dionizy Duszynski, prefeito de Popielów, cidade polonesa. “Nos reunimos aqui graças à sensibilidade do presidente, Paulo Salamuni. O ano de 1831, marca o inicio da miscigenação da nossa cultura em Curitiba. Nos valemos dessa oportunidade para agradecer essa referência”, agradeceu.
A comunidade polonesa na capital contabiliza cerca de 300 mil nomes. “Curitiba conviveu com renomados descendentes, nas mais diversas atividades da vida econômica, política, religiosa e cultural da nossa capital”, justificou Salamuni. A data de 30 de setembro ficou acertada como dia do Imigrante Polonês depois do II Congresso Polônico da América Latina, realizado em Curitiba entre os dias 13 a 16 de março de 1996.
Também estiveram presentes os vereadores Julieta Reis (DEM) e Valdemir Soares (PRB), a presidente da Fundação da Ação Social – FAS, Márcia Oleskovicz Fruet, o ex-vereador José Gorski, o Chefe de Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, Coronel Altivir Cieslak, o cônsul Jacek Szczeniowski e o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, Wilson Luiz Pires Mokva.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba