Câmara presta homenagem ao HC
A Câmara Municipal de Curitiba realizou sessão solene para prestar homenagem ao Hospital de Clínicas do Paraná, na noite desta quarta-feira (26), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela unidade hospitalar e a Associação Maria Lígia Cercal, mais conhecida como Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. A entidade atua em apoio ao paciente do serviço de transplantes de medula óssea, uma das especialidades do HC, considerado referencial de excelência em tecnologia clínica e assistência médica a enfermos carentes.
Também foram homenageados os diversos voluntários que promovem apoio ao HC.
A solenidade, proposta pelos vereadores Antonio Bueno (PPS) e Ney Leprevost (PP), foi presidida pela vereadora Nely Almeida (PSDB) e prestigiada pelo vice-prefeito Beto Richa, pelo reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Jr; secretário da Administração e Previdência, Reinhold Stephanes; presidente da Associação Comercial do Paraná, Marcos Domakoski; presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, José Toaldo Filho; presidente do Conselho Estratégico da Associação, Fernando Miranda; diretor do Hospital de Clínicas, Giovanni Loddo, e a Irmã Glacy Kruppeizaki, do corpo de voluntariado do HC e por diversas personalidades da sociedade clínica paranaense.
Referência nacional
O destaque de referência nacional e internacional conquistado pelo Hospital de Clínicas transformou a unidade suplementar da Universidade Federal do Paraná num dos seis maiores hospitais gerais universitários do Brasil, entre os 45 existentes. Inaugurado em 1961, com 366 leitos, hoje conta com mais de mil funcionários contratados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
São mais de 800 mil casos atendidos a cada ano. Entre os serviços de excelência prestados pelo HC estão o transplante de medula óssea e o banco do leite humano, único no Estado e premiado pela Unicef. Há, também, os serviços do banco de olhos, transplantes hepático, cardíaco e renal, de epilepsia, ortopedia e traumatologia, além do diagnóstico de doenças neuromusculares, terapia intensiva neonatal, farmácia hospitalar e banco de ossos.
Assistência voluntária
A assistência voluntária exercida através da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas atua em apoio ao paciente de medula óssea e outras especialidades, desenvolvidas ao longo de anos de pesquisa do HC. Coordenada atualmente pela Irmã Glacy Kruppeizaki, considerada um esteio moral e afetivo aos pacientes, a Associação presta um trabalho inestimável desde 1986.
A cada presidência registra-se um avanço significativo. Na gestão do vereador Ney Leprevost foi efetivado o registro da marca Amigos do HC e formalizadas parcerias que vêm garantindo a subsistência do serviço prestado pelo hospital, hoje com 45 especialidades médicas e o ensino de graduação.
Em seu discurso de saudação, o vereador Leprevost agradeceu à Irmã Glacy pelo trabalho que desenvolve na Associação. Junto com o apoio moral e afetivo que presta à entidade, ela foi a mentora da criação da linha de ônibus InterHospitais, um projeto de lei defendido pelo parlamentar na Câmara Municipal.
Com o reitor Carlos Augusto Moreira Jr, e o vice, Aldair Rizzi, trabalham pelo HC Giovanni Loddo, na direção geral; Antonio Carlos Boaretti, corpo clínico; Celso Fernando Ribeiro Araújo, assistência, e Tereza Kindra, direção administrativa.
À solenidade de homenagens compareceram, ainda, os vereadores Paulo Salamuni (PMDB), André Passos e Nilton Brandão do PT, Angelo Batista (PP) e a suplente Márcia Schier (PMDB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba