Câmara presta homenagem ao Dia Nacional do Perito Criminal

por Assessoria Comunicação publicado 04/12/2013 12h05, última modificação 21/09/2021 09h12

Por iniciativa do vereador Bruno Pessuti (PSC), a Câmara de Curitiba entregou votos de congratulações e aplausos em comemoração ao Dia Nacional do Perito Criminal, celebrado nesta quarta-feira (4). A data foi instituída por meio da Lei Federal 11.654/2008 e homenageia o perito criminal mineiro Otacílio de Souza Filho, morto em 1976 quando trabalhava em um local de difícil acesso no interior de Minas Gerais, para identificar as vítimas de um acidente.

“O perito é responsável por localizar as provas técnicas e analisar os vestígios do delito. Após a localização das provas, o profissional estuda o corpo do objeto, realiza exames laboratoriais específicos, analisa todas as informações das quais dispõe e reconstitui a cena do crime, na tentativa de desvendar os autores, as armas utilizadas, o modo como foi realizado e até as vítimas”, diz o requerimento do vereador.

Segundo Pessuti, é preciso destacar a contribuição do perito na busca pela justiça. “Esse profissional é um servidor público, que realiza a análise crítica e científica dos locais onde ocorreram crimes. Relembramos a importância desse trabalho na formatação do processo criminal e na identificação dos culpados”, complementou. “Todos nós, peritos, nos sentimos orgulhosos com a homenagem. Estaremos sempre à disposição da população, sobretudo a curitibana”, agradeceu o presidente do Instituto de Criminalística do Paraná, Marco Aurélio Pimpão, em nome dos colegas.

Também foram agraciados com os votos o presidente e o diretor jurídico do Sindicato dos Peritos Oficias e Auxiliares do Paraná, Leandro Cerqueira de Lima e Luiz Rodrigo Crochocki; o diretor jurídico do Instituto de Criminalística, Márcio Borges; o chefe do Laboratório de DNA da Polícia Científica, Hemerson Bertassoni; o diretor da Associação de Criminalística do Paraná, Ennio Marçal Filho; além dos peritos criminais Ricardo Maia, Guilherme Bertassoni da Silva, Marco Antonio de Souza, Antonio Carlos Lipinski e Francisco da Silva Martins.