Câmara presta homenagem ao Dia da Mulher com três eventos

por Assessoria Comunicação publicado 07/03/2018 17h20, última modificação 26/10/2021 09h13
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Curitiba realiza três atividades comemorativas nesta quinta-feira, 8 de março. Em sessão solene, a Câmara entrega diploma em reconhecimento pelo Dia da Mulher a 31 homenageadas. A solenidade inicia às 20h, no Palácio Rio Branco. Por indicação de Dona Lourdes (PSD), recebem a honraria Cléia Salvador, Margarete Veloso, Ondina de Souza e Maria Dolores. De Fabiane Rosa, foram indicadas Maisa Demenek, Maria Aparecida Borguetti, Marilza Oliveira Dias, Myrian Ruhle. A vereadora Julieta Reis (DEM) vai homenagear Celia Romanó, Fernanda Primo, Maria Pacondes e Mírian Bueno. Foram indicações de Kátia Dittrich (SD): Maitê Marrez, Maria Vianna e Viviane dos Santos.

A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) indicou como homenageadas Justina Maiczak, Maria Pereira, Michele Mara e Rose de Oliveira Lima. Por Maria Manfron (PP), receberão a honraria Denise Rutkoski, Dora Pizzatto, Marilena Dal Bello e Rose Baggio. De Professora Josete (PT), recebem o diploma Ednubia Ghisi, Janine Mathias, Miriam Bialli e Sara Gorsdorf. Por fim, as indicadas de Noemia Rocha (PMDB) são Byanca Kusminski, Luciana Kusman, Lucia Barbosa e Silvia Galindo.

Galeria
Pela manhã, às 9h30, no auditório do Anexo II, acontece a reinauguração da galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”. O espaço, aberto inicialmente em 2014, foi revitalizado para abrigar não só as biografias, mas para contar a trajetória das conquistas na luta por direitos iguais no parlamento. A iniciativa pretende estimular um maior envolvimento da população feminina na política – hoje, dos 38 representantes do povo na Casa, 8 são mulheres, o que representa 21% do colegiado.

A galeria dá destaque para duas pioneiras, ambas professoras: Maria Olympia Carneiro Mochel que, aos 21 anos de idade, foi eleita de forma direta a primeira vereadora de Curitiba, em 1947 (ano da 1ª legislatura da Câmara, após a ditadura de Getúlio Vargas); e Maria Clara Brandão Tesserolli, 13 anos depois, que em 1960 foi a segunda a participar do parlamento.

O espaço, disponível desde 2014, foi organizado pela Diretoria de Cerimonial e a repaginação foi um trabalho da Diretoria de Comunicação em parceria com Cerimonial, Diretoria Geral, Diretoria de Licitações, Diretoria de Patrimônio e Serviços Auxiliares, Diretoria de Informática e Procuradoria Jurídica. O espaço fica no auditório do Anexo II da Câmara (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava esquina com a rua Lourenço Pinto) e está aberto para visitações das 9h às 18 horas.

Teatro
Às 14h30, no auditório do Anexo II, a Associação dos Servidores da Câmara promove uma apresentação teatral com a peça “Sobre Lendas e Mulheres”, com Cléo Cavalcanty e Luana Godin. A peça é baseada nos contos do livro “Mulheres que correm com lobos”, de Clarice Pinkola Estés. Por meio de narrativas, diálogos e canções, retrata os anseios, ritos de passagens, preconceitos, arquétipos e estereótipos que estão presentes no universo feminino.