Câmara presta homenagem ao arquiteto e atleta “Lolô”

por Assessoria Comunicação publicado 30/03/2005 20h40, última modificação 19/05/2021 17h53
O arquiteto, engenheiro e atleta curitibano Ayrton “Lolô” Cornelsen será homenageado com o título de Vulto Emérito pela Câmara de Curitiba, por proposição do vereador Jorge Bernardi (PDT). A iniciativa foi aprovada nesta quarta-feira (30), em segunda discussão, com unanimidade dos votos.
“Ele dividiu o tempo de seus estudos com o Clube Atlético Paranaense. Chamado carinhosamente por Lolô em campo, era um jogador irritadiço, de grande pegada e solidário com os companheiros da equipe. Na temporada de 1945, foi campeão paranaense na prática do futebol, basquete e vôlei”, lembrou Bernardi. Falou, ainda, que “o esporte era a parte lúdica da vida de Ayrton. Logo, abraçou intensamente o trabalho para realizar os seus sonhos na arquitetura”.
Vida
Nascido na capital paranaense em 1922, é dono de vasto currículo. Lolô, formado em Arquitetura e Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior. Foi responsável pela construção do Estádio Couto Pereira, dos autódromos Internacional de Curitiba, Jacarepaguá, Estoril (em Portugal) e também pelo plano rodoviário do Paraná. Em 1943, com Alfred Agache, participou do plano urbanístico da cidade.
Na década de 50, desempenhou várias funções públicas. Como secretário do Departamento de Assistência Técnica aos Municípios (DATM), planejou a colonização do oeste e sudoeste do Estado. Estruturou as cidades nascentes com planos diretores e a infra-estrutura necessária para o bem-estar. Em 1957, assumiu a Companhia Paranaense de Silos e Armazéns (Copasa), ocasião em que projetou o sistema de controle e estocagem do excedente agrícola paranaense por uma rede interligada de silos, terminais, sub-terminais e armazéns para facilitar o escoamento da produção até os portos de Paranaguá e Antonina. Um ano mais tarde, esteve à frente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), quando projetou a Rodovia do Café, o Ferry-Boat de Guaratuba, a Estrada do Colono, a Auto Estrada Curitiba-Paranaguá, a federal Curitiba-São José dos Pinhais-Joinville, Guaratuba-Garuva e a Estrada da Graciosa. “Sua maior missão sempre foi elevar o Paraná como potência brasileira”, garantiu Jorge.
“Ele é um gênio”, falou o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), quando lembrou que Lolô foi criador da arte moderna de Curitiba e do Paraná. Nely Almeida (PSDB) disse que o arquiteto “foi um homem acima do seu tempo”.