Câmara presta homenagem a Zilda Arns no Dia da Mulher

por Assessoria Comunicação publicado 05/03/2010 16h35, última modificação 29/06/2021 06h52
Na próxima segunda-feira (8), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, homenagem especial será prestada à médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, morta no dia 12 de janeiro, atingida pelo violento terremoto em Porto Príncipe, no Haiti. Ela estava naquele país em missão humanitária para introdução da Pastoral da Criança. A cerimônia será a partir das 20h, na Câmara de Curitiba. Outras 30 mulheres indicadas pelas vereadoras também serão homenageadas.
As atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher começam às 10h, no plenário do Palácio Rio Branco, com a palestra do psicólogo clínico e organizacional Tonio Dorrembach Luna sobre “A mulher e o feminino”. Logo em seguida, Luciane Bortoleto, do Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, e Daniela Correa Antunes, titular da Delegacia da Mulher, falam sobre a Lei Maria da Penha.
Sessão solene
Trinta mulheres com destaque em suas áreas de ação serão homenageadas por indicação das vereadoras curitibanas. As indicadas pela vereadora Professora Josete (PT) são a educadora Cecília de Souza Lima, eleita conselheira tutelar da Regional Pinheirinho. É militante dos movimentos sociais e das pastorais da Paróquia Santana. Irmã Anete Giordani, religiosa do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Tem formação nas áreas de educação, contabilidade e Serviço Social. Tem como missão a luta pela promoção, proteção e garantia dos direitos dos homens e mulheres, especialmente das crianças e adolescentes. Lucimara das Graças Camargo de Oliveira é militante há mais de 30 anos das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base de Curitiba), atuando na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Xaxim, e educadora popular da Rede de Educação Cidadã.
Darli de Fátima Sampaio, conhecida como "Darlin", é militante do movimento social há mais de 30 anos. Iniciou a militância na Pastoral da Juventude e Pastoral Operária. Mestre em sociologia pela Universidade Federal do Paraná, trabalha no Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (Cepat), organização não governamental (ONG) criada no início da década de 90 com a preocupação de acompanhar as mudanças no mundo do trabalho e compreender, aprofundar a amplitude das transformações socioeconômicas e ético culturais e seus impactos para os trabalhadores. E Marciana da Cunha Bastos, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Outras
A vereadora Dona Lourdes (PSB) vai homenagear Angélica Maria Zeszotko, proprietária da empresa Max Foto e Vídeo. Cleodeci Veiga Vargas Mikoszewski, que atua na área de eventos nas feiras gastronômicas do Largo da Ordem e praça da Ucrânia. Eliete Ester Marchini Rodrigues da Cruz, formada em serviço social e voluntária na Pastoral da Catequese. A enfermeira e terapeuta Maria Costa Silva e a empresária no ramo da panificação Rosa Maria da Rocha.
Elizamar Leando Paes é uma das homenageadas da vereadora Mara Lima (PSDB). Há 30 anos trabalha com crianças e professores em igreja. Doracilha Caputti e Silva é pedagoga, tem especialização nas áreas de educação infantil, psicopedagogia e educação de jovens e adultos. Alba Rejani Sanches Lopes de Oliveira é pós-graduada em tecnologia educacional pela PUC-PR e também em gestão escolar. Lucia dos Santos de Jesus trabalha na supervisão da Regional Xapinhal e a pedagoga Andrea de Oliveira Carneiro faz pós-graduação em psicopedagogia.
Renata Bueno (PPS) vai homenagear a veterinária Janine Coreia. Hoje, ela trabalha como enfermeira e instrumentadora cirúrgica. Angela Deferrari Prates é redatora publicitária responsável pela criação de campanhas para agências de propaganda brasileiras e uruguaias. É gerente de marketing da Employer, uma das maiores empresas de terceirização de mão de obra do Brasil. Marielle Loyola é produtora musical do projeto da Rádio Mundo Livre FM e presta assessoria à gravadora Top Music Brazil de Curitiba. Zenaide Fernandes Mendes Cordeiro é dona do Salão Versátil. É um comércio que dá emprego a 20 pessoas. E a escritora Liamir Santos Hauer tem diversos livros publicados e integra várias academias e instituições culturais.
Dirce Santos Ferreira Siqueira é a indicada pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). Ela é a primeira secretária da União das Esposas de Ministros da Assembleia de Deus do Estado do Paraná. Também Edimara Fair Seegmuller, médica formada pela PUC-PR. É superintendente de Saúde da Sociedade Evangélica Beneficente e diretora acadêmica e de operações da Faculdade Evangélica do Paraná. Maria Lúcia Gomes é presidente da Conseg e diretora da Associação de Entidades de Mulheres do Paraná. Euda Mara da Silva Ferreira é professora, diretora-geral e coordenadora de pós-graduação e extensão da Facel. E Roseli da Silva Pinto Torres, que é presidente do Clube das Mães do Caximba.
Julieta Reis (DEM) vai homenagear a presidente da Associação de Amigos do Hospital de Clínicas. Vânia Maria Souza Ennes, empresária e presidente da União Brasileira dos Trovadores do Paraná e vice-presidente do Centro de Letras do Paraná. Geny Sass Eppinger é assistente social, coordenadora e integrante do Conselho Municipal da Condição Feminina. Ana Maria Taques Ghignone e a advogada Luciane Bortoleto, juíza de direito do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.