Câmara pode incluir Tutano Gastronomia no calendário oficial de Curitiba
O Fórum Tutano Gastronomia é um espaço para reunir os maiores nomes da gastronomia e debater o mercado gastronômico. (Foto: Divulgação)
Já tradicional em Curitiba, onde é realizado desde 2018, o Fórum Tutano, que acontece anualmente e deve se transformar em Festival em 2023, tem como objetivo debater o setor gastronômico, discutindo soluções e inovações para toda a cadeia, desde o fornecedor até as futuras tendências para empreendedores. Na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), projeto de lei apresentado em julho deste ano pretende integrar o Fórum ao calendário oficial de eventos do Município de Curitiba (005.00147.2023). A proposta é de autoria do vereador Dalton Borba (PDT), que sugere o mês de outubro para a realização do evento.
O “Tutano Gastronomia“ surgiu como uma revista impressa de valorização de produtos e serviços locais, bem como a preocupação com a sustentabilidade dos negócios. “Com uma comunicação irreverente e que atingia em cheio este público, o Tutano cresceu. Virou portal, que virou um grande evento e veio finalmente a se tornar um grande movimento que ecoou pelo Brasil produzindo e propagando conteúdo relevante, promovendo conexões, experiências, ideias e negócios”, diz Dalton Borba na justificativa.
Além das técnicas culinárias modernas, o Fórum Tutano também dá destaque à importância da gastronomia sustentável e consciente. Palestras, workshops e degustações acontecem simultaneamente. Com um foco especial na inovação culinária, os participantes têm a oportunidade de explorar as últimas tendências e técnicas que estão revolucionando o mundo da comida, além de discutir como a indústria alimentícia pode adotar práticas mais éticas e ambientalmente responsáveis.
O projeto destaca que os participantes do Fórum também têm a oportunidade de mergulhar na cena culinária local, com tours gastronômicos pela cidade que destacam as delícias típicas de Curitiba. Restaurantes locais apresentam pratos tradicionais e contemporâneos, proporcionando uma experiência completa aos visitantes. “O Festival tem o proposito de unir, conectar e formar uma rede com toda a cadeia da gastronomia, desde a terra até a mesa e, consequentemente, fomentar o turismo. Este ano, o evento deverá atrair ainda mais visitantes a Curitiba”, reforçou o autor.
Tramitação
Quando um projeto é protocolado na CMC, o trâmite regimental começa com a leitura da súmula dessa nova proposição durante o pequeno expediente de uma sessão plenária. A partir daí, o projeto segue para instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) e, na sequência, para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se acatado, passa por avaliação de outros colegiados permanentes do Legislativo, indicados pela CCJ de acordo com o tema da proposta.
Durante a fase de tramitação, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos, revisões no texto ou posicionamento de outros órgãos públicos a respeito do teor da iniciativa. Após o parecer das comissões, a proposição estará apta para votação em plenário, sendo que não há prazo regimental previsto para a tramitação completa. Caso seja aprovada, segue para a sanção do prefeito para virar lei. Se for vetada, cabe à Câmara dar a palavra final – se mantém o veto ou promulga a lei.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba