Câmara pode atuar em parceria com universidade

por Assessoria Comunicação publicado 03/06/2009 17h00, última modificação 24/06/2021 08h39
Um novo modelo de ação pode ser criado na Câmara de Curitiba. Em reunião conjunta das comissões de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente e de Urbanismo e Obras Públicas, nesta quarta-feira (3), foi discutida parceria do Legislativo com a Universidade Positivo. A proposta da vereadora Renata Bueno, líder do PPS, é ter o acompanhamento técnico dos pesquisadores, especialmente nas questões ambientais. As discussões aconteceram com Cintia Mara Ribas de Oliveira, professora de mestrado profissional em gestão ambiental da Universidade Positivo.
Segundo o vereador João do Suco (PSDB), que dirigiu a reunião, é a primeira experiência da Câmara com envolvimento da universidade. “Vamos aperfeiçoar o mandato com ajuda da sociedade civil”, comentou. Tico Kuzma (PSB), destacando a importância da parceria “para buscar soluções e práticas que possam ser implantadas na cidade.”  
Propostas
As sugestões dos vereadores é criar uma rede de comunicação, discussões com pareceres técnicos de projetos já em tramitação na área do meio ambiente. Depois, a possibilidade de atuar nas comunidades. Para Omar Sabbag Filho (PSDB), “é importante analisar as idéias da Universidade Positivo e a possibilidade de transformá-las em projeto para discussão na Câmara.”
Além dessa discussão, os integrantes da Comissão de Saúde analisaram pareceres de dois projetos que seguem trâmite regimental. Um dos documentos apreciados é do vereador Zé Maria (PPS), propondo a colocação de placas nas unidades de saúde informando a proibição de entrada com animais. A outra sugestão é do vereador Jair Cézar (PSDB) que prevê a criação de selo de qualidade para vendedores ambulantes de alimentos.
Participação
Da reunião desta quarta-feira participaram os vereadores João do Suco, Tico Kuzma, Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM), Omar Sabbag Filho, Aldemir Manfron (PP), Renata Bueno e Professor Galdino (sem partido).