Câmara pede reforço da segurança na Praça Eufrásio Correia
Para melhorar a segurança das pessoas que transitam pela Praça Eufrásio Correia, na área central de Curitiba, foram protocolados na Câmara Municipal, dois requerimentos que pedem reforço no policiamento do local. Um dos documentos (043.00221.2014) requer à Secretaria Municipal da Defesa Social que a Guarda Municipal intensifique a ronda do espaço.
Segundo a justificativa, a praça é ocupada por grupos de usuários de drogas e traficantes, o que torna o local inseguro para a passagem de pedestres que precisam acessar o transporte coletivo, a Câmara Municipal e demais estabelecimentos no entorno. Em outro requerimento (043.00222.2014), é pleiteada a permanência de uma viatura da Polícia Militar na Eufrásio Correia.
“A intensificação ora requerida já ocorreu durante o período de realização da Copa do Mundo em nossa cidade, diminuindo consideravelmente o tráfico e o uso de drogas na Praça Eufrásio Correia. Além disso, a existência de um órgão público ao lado da referida praça, no caso o Poder Legislativo municipal, deveria receber o mesmo tratamento que recebe a Prefeitura Municipal, ou seja, a presença constante de uma viatura no local e a ronda intensificada para inibir as iniciativas ilícitas que ocorrem na praça”, frisa o texto.
Módulo policial
Também é requisitada à prefeitura a reabertura do módulo policial na praça Nelson Monteiro, no bairro Xaxim (044.09081.2014). De acordo com o documento, diversos pedidos de moradores já foram apresentados para que o módulo volte a funcionar. A justificativa do pedido é a alta ocorrência de assaltos, a ação de pichadores entre outros atos ilícitos.
Perturbação do sossego
Foi encaminhado ainda ao Executivo, pedido para que a Secretaria de Defesa Social e Fundação de Ação Social realizem ação conjunta para coibir a perturbação que ocorre na rua Paulo Cesar Coelho, no bairro Campo Comprido (044.09863.2014). Conforme o documento, os moradores relatam a ocorrência de gritaria, bebedeira, manobras perigosas com os carros, além do tráfico e uso de drogas. “Apesar de diversas denúncias junto aos órgãos públicos e pelos telefones 181 e 190, até o momento nada foi feito para coibir esta situação”, diz o documento.
Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas, como requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba