Câmara participa de debate da PM sobre ações para a Copa de 2014

por Assessoria Comunicação publicado 17/11/2010 15h55, última modificação 01/07/2021 10h02
As diretrizes de segurança pública para a realização da Copa de 2014 em Curitiba serão debatidas durante a 3ª reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), iniciada nesta quarta-feira (17), nas dependências do Vitória Villa Hotel, no centro da capital.
A pedido do presidente da Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal, Mario Celso Cunha (PSB), o vereador Serginho do Posto (PSDB) participou da abertura do evento, que trouxe à cidade representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. “A expectativa da população da capital é que haja um incremento na segurança pública da cidade não só para a Copa de 2014, mas todos os dias. Vamos prestigiar o evento, enquanto Câmara Municipal, e observar as decisões que serão tomadas”, afirmou o parlamentar. Até o próximo dia 19, os comandantes gerais debaterão as novas diretrizes para a atuação das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares em todo o Brasil.
“A reunião possui uma pauta técnica. Além dos eventos internacionais, vamos debater crimes ambientais, políticas de Igualdade Racial e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), por exemplo. Nada na Polícia Militar é feito sem estudo, reflexão e planejamento. Deste encontro nós teremos novas referências doutrinárias para o trabalho em 2011, em diversas áreas”, explica o comandante do policiamento da capital, coronel Marcos Scheremeta.
Eventos internacionais
Preparar adequadamente a capital para os eventos internacionais é uma das metas colocadas pelo coronel Scheremeta. “A capacitação do pessoal precisa começar já, pois não temos mais quatro anos até a Copa do Mundo, pelo contrário. Estamos a menos de três anos do início da Copa das Confederações, que poderá ser realizada em Curitiba. Veja o serviço 190, por exemplo. Nós precisamos de atendentes bilíngues, que possam atender os turistas de outras nacionalidades”, adianta o comandante do policiamento da capital.
De acordo com o vereador Mario Celso, também deve ser criada uma Delegacia do Turista e fechado um convênio com diversos países para a vinda de uma força internacional para o acompanhamento das seleções visitantes.
Ao final da reunião extraordinária, será escrita a Carta de Curitiba da CNCG, com o resultado dos debates e palestras realizadas durante o encontro, com grandes nomes da Segurança Pública no Brasil. “Quando os comandantes voltam aos seus estados, eles podem aplicar o que foi decidido na reunião. Com isso, garantimos um padrão nacional às ações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, conclui Scheremeta.