Câmara participa de congresso de capacitação de vereadores
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), o primeiro-secretário, Bruno Pessuti (PSD), a presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Noemia Rocha (PMDB), e o vereador Mauro Bobato (Pode) estiveram na abertura do 3º Congresso Interestadual de União e Fortalecimento da Vereança, realizado em Curitiba desde quarta-feira (4) pela Uvepar (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná). Também participaram da programação do evento outros vereadores e assessores parlamentares.
Segundo Serginho do Posto, eventos como este trazem boas práticas de gestão para a Casa. “São painéis de capacitação e atualização. São bons palestrantes, falando sobre prestação de contas, o novo processo eleitoral, temas diversos que servem para o fortalecimento dos Legislativos e também dos legisladores. A capacitação ajuda a construir um Legislativo atualizado, mais dinâmico, e a consequência disso são melhores ações para o município, por meio de leis ou atividades das quais os vereadores participem ativamente”, disse.
“O congresso traz elementos para que os vereadores possam se capacitar e fazer o trabalho de acordo com o que a população precisa. O papel de fiscalização é fundamental, porque o vereador é o agente político mais próximo da população. É ele que resolve os problemas das cidades, sendo na saúde, educação, pavimentação e parques. Nós, vereadores, precisamos ter esse papel de protagonistas dentro das câmaras municipais, visto que Curitiba é modelo para todas elas”, destacou Bruno Pessuti.
Entre os palestrantes estão o ex-vereador, ex-deputado estadual e federal e atual ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes; o advogado, conferencista e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal Jorge Ulisses Jacoby Fernandes; o conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná Ivan Lelis Bonilha; o professor de Direito Administrativo da UFPR e da PUCPR, com pós doutorado pela Fordham University School of Law (Nova Iorque), Emerson Gabardo; a especialista em Direito Público, Partidário e Eleitoral, professora de pós-graduação da Universidade Positivo e presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR, Carla Karpstein; e o senador Álvaro Dias (Pode); dentre outros (veja aqui).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba