Câmara ouvirá sindicatos de servidores na segunda-feira

por Assessoria Comunicação publicado 06/04/2017 16h50, última modificação 15/10/2021 11h11

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), marcou para segunda-feira, às 10 horas, uma reunião com os representantes dos servidores municipais para dar continuidade à discussão do chamado Plano de Recuperação Fiscal. O prefeito Rafael Greca encaminhou ao Legislativo, até agora, 12 projetos de lei que fazem ajustes fiscais nas contas do município (leia mais).

“Estamos tendo uma responsabilidade muito grande com a questão. Do ponto de vista legislativo, sabemos que temos que construir uma condição para que  esses projetos tenham uma apreciação zelosa, com cuidado e com responsabilidade”, afirmou Serginho. O presidente do Legislativo enviou, nesta sexta-feira (7), ofícios formalizando o convite para os quatro sindicatos de servidores municipais – Sismuc, Sismmac, Sigmuc e Sinfisco.

Os projetos em questão, protocolados no dia 28 de março, estão em análise pela Procuradoria Jurídica da Câmara. Essa instrução indicará por quais comissões permanentes as propostas passarão. “Tenho conversado com os presidentes das comissões para que, quando os projetos estiverem aptos, que tenham o mesmo zelo”, revelou Serginho do Posto.

O presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Thiago Ferro (PSDB), também subiu à tribuna para dizer que não haverá “atropelo” e “nenhuma palavra de não respeitar a democracia e o processo democrático”. “Precisamos pensar em todos os curitibanos. E isso exige que cada comissão faça seu trabalho com excelência e responsabilidade, sem nenhum tipo de força política sem que seja legal”, disse.

Calendário
A reunião com os sindicatos segue um calendário previamente estabelecido entre todos os vereadores. Na última terça-feira (4), os secretários municipais de Governo, Luiz Fernando Jamur, de Finanças, Vitor Puppi, Planejamento e Recursos Humanos, Carlos Calderon, e o presidente do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), José Luiz Costa Rauen, estiveram na Câmara para uma conversa com os parlamentares (leia mais).

“Tivemos debate com a presença de 36 vereadores e 14 fizeram suas falas a respeito do IPMC. Na próxima semana, deixamos pré-agendada uma reunião apenas sobre o tema finanças. O secretário [Vitor Puppi] fará a exposição sobre a questão orçamentária atual”, disse o presidente do Legislativo, que informou que também chamará o secretário de RH.

Participação da sociedade
Essa será a quarta vez em duas semanas que vereadores receberão representantes sindicais na Câmara para tratar desse pacote de ajuste fiscal da Prefeitura de Curitiba. No dia 23 de março, antes mesmo de os projetos chegarem, cinco vereadores receberam servidores do magistério (leia mais). No dia 27, outros dois sindicatos – Sigmuc e Sismmac – foram ouvidos em plenário (veja aqui). No dia 29, foi a vez do Sismuc (confira aqui).