Câmara organiza atividades do semestre

por Assessoria Comunicação publicado 18/01/2010 15h10, última modificação 28/06/2021 15h16
Com um número de acessos ao site em 2009 que ultrapassou 4 milhões de visitas, a Câmara de Curitiba tem  trabalho normal durante o recesso de início de ano. O atendimento ao cidadão ocorre diariamente e, para acessos via internet, pode ser visitado o site do  Legislativo curitibano (www.cmc.pr.gov.br), que tem mantido  atualizadas as informações.
Os setores da Casa que aproveitam este mês para  reorganizar suas atividades, a exemplo do Departamento de Apoio às Comissões (DAC), já preparam as agendas de reuniões e eventos deste primeiro semestre. Mesmo sendo um ano eleitoral, a Casa, como costuma ocorrer, não altera o ritmo legislativo. A assessoria jurídica permanece com emissão de pareceres e o setor de protocolo está recebendo normalmente o registro de projetos, requerimentos e outros documentos de atendimento à comunidade. O diretor administrativo e financeiro, Relindo Schlegel, afirma que “a função administrativa é ininterrupta”.  A Câmara de Curitiba encerrou 2009 com a apresentação de mais de 17 mil documentos, entre requerimentos a diferentes destinos, e o protocolo de centenas de emendas de distintas finalidades, incluindo as que fizeram parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2010.
Copa
A Comissão  da Copa 2014, que acompanhou na última semana, em Brasília,  o termo de assinatura do PAC da Mobilidade Urbana, é uma das cinco especiais temporárias em andamento na Casa. Os vereadores Mario Celso Cunha (PSB), presidente da comissão; Pedro Paulo (PT), relator, e Algaci Tulio (PMDB) representaram o presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). A assinatura do termo aconteceu na presença do presidente Lula e dos ministros envolvidos na programação da Copa.  
A Casa ainda trabalha com outras comissões, oito delas em caráter  permanente, para apreciação de projetos em diferentes segmentos.  Para este ano, todo o processo legislativo continuará tendo um importante aliado: o protocolo eletrônico implantado junto com o SPL II, sistema criado pelo setor de informática que prevê barateamento nos custos de manutenção e operação e maior facilidade de acesso pela população interessada em acompanhar as atividades parlamentares. O sistema, mais ágil e transparente, está em funcionamento desde de meados de 2009, dentro de uma série de inovações colocadas em prática para aperfeiçoar a prestação de serviço à população.