Câmara oficializa Mostra do Artista Plástico Especial
Os portadores de necessidades especiais terão mais uma via para expor suas atividades culturais na cidade. A Câmara Municipal de Curitiba, que já abre espaço anualmente para a Mostra de Artes Plásticas, acaba de oficializar, também, uma oportunidade de difusão cultural ao deficiente. Projeto de lei da Comissão Executiva foi aprovado pelo plenário com unanimidade de votos.
A Mostra do Artista Plástico Especial servirá de veículo para levar ao conhecimento do público trabalhos desenvolvidos pelas pessoas portadoras de necessidades especiais, valorizando-as enquanto cidadãs e integrando-as ao mercado e à mídia. E, para que não seja uma mostra única e isolada, pretendemos oficializá-la para que seja realizada na primeira semana de dezembro, ocasião em que se comemora, no dia 3, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, informa o presidente da Casa, João Cláudio Derosso.
Desde que iniciou a divulgação cultural dos artistas locais, a Câmara Municipal tem contado com o apoio da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná. O auditório do Anexo II do Palácio Rio Branco já está integrado ao circuito de exposição de artes da cidade e, de acordo com a Comissão Executiva que apresentou o projeto, é dever do Legislativo propiciar condições de inclusão aos deficientes com a realização de um evento direcionado à promoção e divulgação de seus trabalhos, assim como fomentar o surgimento e aperfeiçoamento de tais talentos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba