Câmara no seminário de resíduos sólidos

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2008 17h20, última modificação 21/06/2021 07h29
O presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente da Câmara de Curitiba, vereador Angelo Batista (PP), representou o Legislativo Municipal no Seminário Regional de Resíduos Sólidos, na manhã desta quarta-feira (26), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Paraná (Abes), é patrocinado pelos ministérios das Cidades e do Meio Ambiente, da Itaipu Binacional, Sanepar e governo do Paraná, com apoio da Prefeitura de Curitiba e do Momento Engenharia Ambiental.
Segundo Batista, os resíduos sólidos se formam dos produtos não aproveitados das atividades humanas ou gerados pela natureza, como folhas, galhos retirados das ruas e logradouros pela operação de varrição e despejados em locais de destinação ou tratamento. “Não podemos deixar de lembrar dos líquidos e hospitalares”, ressalta.
As leis de diretrizes para os serviços públicos de manejo de resíduos sólidos, a gestão associada destes serviços, a política nacional de resíduos sólidos e o consórcio público intermunicipal foram os temas discutidos nesta quarta-feira.
Mesas redondas
Nesta quinta-feira (27), haverá uma série de mesas redondas com a participação da Sanepar, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), entre outros órgãos.
O encontro foi prestigiado pelo vice-governador Orlando Pessuti, o secretário estadual do Meio Ambiente, Lindsley Rasca Rodrigues; o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Manoel Henrique Nova Júnior; o prefeito de Paranaguá,  José Baka Filho; o coordenador regional no Paraná do Ministério da Saúde, Vinicius Reali, entre outras autoridades.