Câmara na rede de proteção dos animais

por Assessoria Comunicação publicado 29/04/2009 18h00, última modificação 24/06/2021 06h58
O vereador Jair Cézar (PSDB), que sempre lutou pelos direitos dos animais e é autor da lei que proíbe a manutenção, uso e apresentação de bichos em circos ou espetáculos do gênero, representou a Câmara de Curitiba no lançamento da Rede de Defesa e Proteção Animal, na prefeitura de Curitiba. A iniciativa do Executivo pretende despertar a consciência em relação à responsabilidade com os animais domésticos.
Segundo o parlamentar, “a proteção aos animais faz parte do grau de evolução do ser humano. Antes os homens caçavam por hobby e as mulheres ostentavam casacos de pele. Porém, essa mentalidade está mudando. Hoje, há consciência de proteção aos animais, mas ainda é preciso muito trabalho.”
Durante o evento, que  teve participação de autoridades locais e de São Paulo, foram assinados três convênios com os parceiros da prefeitura nesse novo projeto. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná já fazem parte da Rede para que ela seja colocada em prática.
Envolvimento
O prefeito Beto Richa anunciou a aquisição, por meio de pregão eletrônico, de microchips em larga escala, que serão repassados, a preço de custo, à Anclivepa, que vai destinar os aparelhos às clínicas, hospitais veterinários e ao comércio de animais.
Com o sistema será possível mapear a distribuição dos animais domésticos na cidade, permitindo ao município direcionar as ações de controle populacional e de educação para guarda responsável do animal. De acordo com Beto Richa, as ações devem contar com a participação popular.
Com a certeza de que o caminho que está sendo seguido é o correto, Jair Cézar finaliza convocando a população para tomar medidas conscientes, sempre com o objetivo de proteger os animais.