Câmara na luta contra o racismo no esporte
"É fundamental a reafirmação da importância da cultura afrodescendente no Brasil. É um orgulho para nosso País ser desportista afrodescendente e precisamos resgatá-lo". A análise é do vereador André Passos (PT), ao comentar proposta de promover sessão solene no próximo dia 13, para homenagear os atletas, com o apoio do presidente do Legislativo, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). A iniciativa contra o racismo no esporte é pioneira. "É a primeira cidade que se mobiliza contra o racismo", diz o vice-presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Paraná (Sindiatleta), Fábio Aguayo. A solenidade será às 19h, no plenário da Câmara de Curitiba, atendendo propostas de diversos vereadores.
A idéia é repudiar os recentes episódios de discriminação racial no futebol. E a iniciativa tem parceria com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e Sindiatleta e apoio da Associação das Federações Esportivas.
Para Aguayo, Curitiba tem condições de centralizar o debate sobre o assunto por ser uma cidade multirracial e o Paraná faz fronteira com outros dois países - um deles, a Argentina, a terra de Leandro Desábato, o zagueiro do Quilmes detido sob acusação de proferir injúria racista contra o atacante do São Paulo, Grafite. O sindicato propõe, também, a todos os beneficiados com a Lei de Incentivo ao Esporte usar o símbolo da luta contra o racismo em competições esportivas.
A iniciativa da sessão solene leva as assinaturas dos vereadores (além de Derosso e André Passos), Aladim Luciano (PV), Luizão Stellfeld (PC do B), Mario Celso Cunha (PSB), Ney Leprevost (PP) e Reinhold Stephanes Júnior (PMDB). Os torcedores dos clubes são convidados a participar da cerimônia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba